sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Ano novo


Ano novo

Rogel Samuel

Escreveu Dugpa Rinpochê: “Não há passado nem futuro. O que tu fazes, é sempre feito aqui e agora. O instante é o único lugar da experiência em que a vida pode ser agarrada, experimentada, sentida. O passado e o futuro pertencem à fantasmagoria, e são tão inconsistentes como os fumos do nevoeiro. Aprende a agir a partir do instante, se quiseres mudar a tua vida”.



Por isso, deixei de crer em ano novo, deixei de crer no passado. Chega de passado! “Liberte-se do passado”, é o título de um livro de Krishnamurti, um título que deram em português. Não, não existe ano novo, vida nova. A vida é agora. O que quer que seja isso que entendemos por vida é o instante presente, o momento presente. O passado é um fantasma que até pode assombrar, mas é um fantasma. Na hora em que o vemos como fantasma ele se dissipa “como os fumos do nevoeiro”, ou como o demônio do filme “O pequeno Buda”. Nada é tão forte contra os fantasmas e demônios quanto isto: você não existe!


Só a vida não um fantasma. A vida está aí. Ela é o aí. Seu único sentido é " eis-me!".

Quem ama a vida não teme o passado nem o futuro. Quem ama a vida não teme a morte, pois estamos morrendo momento a momento. A cada expiração morremos. A cada inspiração renascemos. A vida integra a morte. A morte impede a vida de estagnar.



Nenhum comentário: