sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

J.D. Salinger


J.D. Salinger

AMELIA PAIS

Conheci -o em livro de bolso, e em francês, quando li (título francês "L'attrape coeurs". O amigo que mo ofereceu, creio que em 1968, deu.-me oito dias para considerar que era o livro mais bonito que tinha lido...Era-o na altura, achei, e continua a ser um dos mais bonitos, ainda. Em português tinha, na altura, o título Uma Agulha em palheiro e era traduzido por Jorge de Sena (a edição de Livros do Brasi).
Ofereci-o a muitos jovens, ao longo da vida.



Notícia :
O escritor norte-americano J.D. Salinger, autor do clássico "À Espera no Centeio" ("Catcher in the Rye" no título original), morreu hoje, no estado do New Hampshire, aos 91 anos.
in Público.pt


Jerome David Salinger tinha celebrado os 91 anos de idade a 1 de Janeiro, em Manhattan, Nova Iorque. Filho de pai judeu de origem polaca e de mãe com ascendência escocesa e irlandesa, escreveu os primeiros contos na década de 1940, publicados em revistas como a "Esquire" ou a "New Yorker".

O primeiro, que surge em 1951 ("À Espera no Centeio", Difel, 2005, antes editado com o título "Uma agulha no palheiro"), fez um enorme sucesso. A obra, que retrata os desafios da adolescência através do protagonista Holden Caufield, foi lida em todo o mundo, tendo sido obra de referência para muitos adolescentes e jovens. Foi este livro de Salinger que Mark Chapman - o homem que assassinou John Lennon - pediu ao ex-Beatle para autografar na manhã em que o matou. A relação entre o adolescente, com um esgotamento nervoso, e Chapman, foi abundantemente explorada, mas sem que uma relação de influência sobre a morte de Lennon tivesse sido traçada.

Livros publicados em Portugal

"À espera no Centeio" (Difel 2005)/"Uma Agulha no Palheiro" (Livros do Brasil, 1983)
"Franny e Zooey", (Bertrand, 1962)
"Carpinteiros, Levantem Alto o Pau de Fileira", (Bertrand 1964)
"Nove Contos", (Bertrand, 1966)



Ler mais:

em

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/salinger-escritor-americano-tvi24/1135113-4073.html:

Mor eu esta quinta-feira o escritor norte-americano J.D. Salinger. Tinha 91 anos (nasceu a 1919), vivia em Cornish (New Hampshire), e faleceu de causas naturais, segundo relata a Associated Press.

Publicado em 1951, «The Catcher in the Rye» (À Espera no Centeio, Ed. Difel ), é o seu trabalho mais famoso, relatando a vida do adolescente Holden Caulfield entre a rica burguesia nova-iorquina, revelando o vazio social e os falsos valores encontrados pelos jovens da época.

Não publicou qualquer livro desde 1965 e teve uma vida de quase total isolamento, tendo recusado a atenção do mundo literário e dos media durante décadas.

David Chapman, o assassino de John Lennon, era grande admirador da sua obra e transportava precisamente o livro «The Catcher in the Rye» quando atirou a matar sobre o ex-Beatle a 8 de Dezembro de 1980.

Em 2007, o escritor francês Frédéric Beigbeder tentou encontrar Salinger, numa jornada que ficou registada no documentário «Catching Salanger».

ver:http://www.youtube.com/watch?v=K8tycVEG7fs

Nenhum comentário: