terça-feira, 3 de julho de 2012

Parlamento britânico cobra ações do Brasil para evitar extinção da tribo Awá

  Parlamento britânico cobra ações do Brasil para evitar extinção da tribo Awá

Foto divulgada pela Survival Internacional, índios da tribo Awá andam pela selva do estado do Maranhã. (Foto: Domenico …Londres, 3 jul (EFE).- Deputados britânicos apresentaram um projeto de resolução parlamentar para cobrar do governo brasileiro uma ação mais efetiva no combate ao desmatamento ilegal e na proteção da tribo Awá, tida como a mais ameaçada do mundo, informou nesta terça-feira a ONG Survival International, defensora das comunidades indígenas.

Leia mais:
Índios são réus por arrendar terras da União
Índios devem entregar reivindicações a Gilberto Carvalho
Índios protestam na Rio+20
Aprovada por 29 deputados de diferentes partidos, a resolução do parlamento britânico manifesta uma grande "preocupação" com a situação desta tribo e também pede que o Brasil assuma medidas para impedir as "invasões" do território dos Awá e, por consequência, a extinção da tribo, acrescenta a Survival.
A tribo dos Awá, situada no estado do Maranhão, conta com menos de 460 índios, enquanto seu território está sendo destruído em um ritmo muito veloz, mais que o de qualquer outra tribo.

Foto divulgada pela Survival Internacional, índios da tribo Awá usam seus arcos e flechas para caçar. (Foto: Domenico …

Segundo a nota de Survival, esta tribo é nômade e depende diretamente da floresta e seu equilíbrio para sua sobrevivência. A ONG defensora das comunidades indígenas também afirma que sua campanha foi bem aceita pelas autoridades brasileiras e que a Funai (Fundação Nacional do Índio) prometeu dar prioridade ao problema dos Awá.
Apesar desta promessa, a organização faz questão de ressaltar que milhares de madeireiros ilegais continuam operando na região. EFE

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente!

Adorei ver nas revistas e imprensa do Rio, os guardas e executivos acuados pelos índios apenas com arco e flexa. Rosto pintado de urucum e lindos colares devem amedrontar mais que as "bazucas" dos traficantes.

Beijos

Mirze

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

MEUS PARENTES, ANTEPASSADOS...