quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Tomas Tranströmer foi o ganhador do Nobel de Literatura 2011.

O sueco Tomas Tranströmer foi o ganhador do Nobel de Literatura 2011. O anúncio foi feito pela Academia Sueca, nesta quinta-feira, 06. Em seu site, a academia disse que o autor foi lembrado "porque, por meio de suas imagens condensadas, translúcidas, ele nos dá um novo acesso à realidade."



Tranströmer nasceu em 1931 e após veicular poemas em vários jornais, publicou seu primeiro livro '17 Poemas', em 1954. A academia afirmou em comunicado que com suas seletas de poesias posteriores, foi consolidando o nome como um dos principais poetas da atualidade.

Tranströmer já foi traduzido em mais de sessenta línguas. Periodicamente, ele mesmo elabora versões de seus poemas em outras línguas, lembra a academia. Como em anos anteriores, o nome do autor figurava entre os favoritos e foi recebido com uma pequena comemoração no auditório onde seu nome foi anunciado.

3 comentários:

José Ribamar Mitoso de Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Ribamar Mitoso de Souza disse...

Rogel,o único colega escritor que consegui ler, após passar pelo crivo da burguesia sueca, foi José Saramago. De fato, ele inventou um novo realismo, o realismo épico-mítico. Gabriel G. Marques também inventou ou reinventou o realismo fantástico. Não mais o irreal-irreal, mas o irreal-real, o absurdo da existência nas cidades latino=americanas. No mais, parece uma coisa meia pastel, bacaba sem açucar. Coisa de mercado, para dar visibilidade e vender mais. Em Manaus, o cara abriu um restaurante com o nome VACOMER.Fechou. Então abriu um motel com o none VAFOD..... Fechou. Resolveu abrir uma editora : Advinha o nome? Assim caminha a literatura.

José Ribamar Mitoso de Souza disse...

Mas , dos veras: não é hora dos valores estéticos retomarem a hegemonia sobre os valores do mercado capitalista?