Conheça algumas
das atrações da capital do Amazonas, como o Largo de São Sebastião, que
acolhe vários tipos de manifestações culturais; a Arena da Amazônia, que
receberá quatro jogos do Mundial, está na reta final de construção; em
comemoração ao aniversário, Prefeitura, comandada por Arthur Virgílio,
lançou um vídeo para divulgar a capital para o mundo; assista
Manaus completa nesta quinta-feira, 24 de outubro, 344 anos de história. A sede da Região Norte na Copa de 2014 é um dos dez destinos turísticos mais importantes do país. Fundada em 1669 com o Forte de São José da Barra, Manaus surge a partir do aldeamento da tribo indígena manaós e significa 'Mãe de Deus', e reúne parques e reservas ecológicas como os parques do Mindu, Ponte dos Bilhares, Ponta Negra, que receberá a FIFA Fan Fest™, e o jardim botânico Adolpho Dulcke, com mais de 500 hectares e opções de trilhas e passeios nos mais diversos ecossistemas da Amazônia.
Mesmo com o crescimento urbano e estruturas modernas, a cidade preserva traços da arquitetura parisiense e portuguesa. Um dos pontos característicos é o Largo de São Sebastião, inaugurado em 1867 e localizado no Centro de Manaus. Atualmente é um espaço reformado e voltado para lazer e turismo.
O Largo é um dos patrimônios históricos da cidade e engloba a Praça de São Sebastião, juntamente com o Monumento de Abertura dos Portos do Amazonas ao Comércio Mundial (1866), o Teatro Amazonas (1896), a Igreja de São Sebastião (1888), Núcleo de Artes Plásticas do Centro Cultural Cláudio Santoro, Casa J.G Araújo, Casa do Restauro, Casa Ivete Idiapina e a Casa das Artes.
O Teatro Amazonas é parada obrigatória. Lar de grandes festivais e apresentações artístico-culturais, o local é o principal patrimônio arquitetônico do estado e é considerada uma obra eclética devido às diversas predominâncias de estilos neoclássicos. Há épocas do ano em que o teatro oferece o Festival de Ópera e o Amazon Film Festival, onde muitos espetáculos são realizados em torno da praça.
Parte da arquitetura da cidade mistura traços de arte barroca e do romantismo. Uma das obras características da 'Belle Époque' é a calçada do Largo, feita em ondas preto e branco para lembrar o encontros dos rios Negro e Solimões, os quais banham a capital e formam o Rio Amazonas. O calçadão foi finalizado em 1901.
O Largo acolhe todos os tipos de atividades. Muitos artistas se apresentam gratuitamente no espaço. Há opções de lazer para adultos e crianças. A gastronomia é marcada essencialmente pela variedade de frutos e peixes regionais.
Arena
Palco de quatro partidas da Copa do Mundo de 2014, a Arena da Amazônia está na reta final de construção. A membrana da estrutura metálica da cobertura e da fachada começou a ser instalada. Serão 31 mil m² de material em 252 peças. As obras estão 86,98% executadas.
Os trabalhos avançam também na instalação dos vidros e as paredes internas dos camarotes. Os aparelhos de ar condicionado estão sendo instalados nos camarotes. Mais de 14 mil assentos foram instalados nas arquibancadas superiores e inferiores. O estádio terá capacidade para 44 mil torcedores. O plantio do gramado já foi finalizado.
Em comemoração ao aniversário da cidade, a Prefeitura de Manaus lançou o vídeo Amazônia Manauara, para divulgação da capital como produto turístico para o mundo. O vídeo foi realizado pela produtora MOOV, detentora de know-how com filmes premiados como os vídeos oficiais de divulgação mundial do Brasil como sede das Olimpíadas e de divulgação de cidades turísticas brasileiras como Rio de Janeiro e Fortaleza. Assista abaixo:
Fontes: Prefeitura de Manaus e Portal da Copa