quarta-feira, 27 de abril de 2011

FLUP vai reunir poetas em maratona de 24 horas





Festival marca estréia de bisneta de Euclides da Cunha como escritora

Com a promessa de reunir poetas de várias regiões do estado, o Festival Fluminense de Poesia (FLUP) realiza a sua primeira edição no dia 29, sexta-feira, em Barra de São João, terra natal de Casimiro deAbreu, considerado o maior ícone da cultura fluminense.

Será uma maratona poética inédita de 24 horas com palestras, painéis, oficinas de leitura, recitais, concurso de poesia, show de MPB e um sarau previsto para terminar nas primeiras horas da manhã do dia seguinte.

Organizado pela editora Nitpress, com o apoio da prefeitura de Casimiro de Abreu e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio, o FLUP promoverá um encontro entre acadêmicos de diversas instituições literárias fluminenses e poetas independentes. Membros da Academia Fluminense de Letras, do Cenáculo Fluminense de História e Letras, das Academias de Letras de Niterói e São Gonçalo dividirão o palco na Praça das Primaveras e no Museu Casa de Casimiro de Abreu com grupos de declamações como o Corujão da Poesia, Um brinde à poesia e Uma noite na taverna.

Após uma homenagem com a deposição de flores no túmulo de Casimiro de Abreu, o festival será aberto, às 10h30m, com uma palestra da vice-presidente do Cenáculo Fluminense de História e Letras e presidente da Academia Niteroiense de Letras, Márcia Pessanha, sobre “A marcante presença fluminense na poesia brasileira”. À tarde, a pesquisadora da UFF Ana Paula Campos e o presidente da Academia Fluminense de Letras, Edmo Lutterbach, apresentarão, respectivamente,os painéis “Letras Fluminenses: a quixotesca aventura de um jornal literário” e “A poética euclidiana”. Em seguida, o poeta Mário Alves de Oliveira, considerado um dos maiores biógrafos de Casimiro na atualidade, fará a palestra “Casimiro de Abreu, ícone da cultura fluminense”.

Paralelamente, o Núcleo de Oficinas e Eventos da Superintendência da Leitura e do Conhecimento da Secretaria de Cultura do Estado promoverá as oficinas Poesia à luz do dia e A origem dos contos de fadas, com Stella Maris Mendonça e Cristina Galdino. A Liga Brasileira de Editoras (Libre), que também apóia o evento, estará presente com obras de suas editoras em uma feira de livros, também aberta à participação dos poetas e escritores independentes com suas publicações. Haverá, no final da tarde, uma sessão de lançamentos de livros. Figura de relevo na bucólica Barra de São João, onde nasceu, Casimiro de Abreu dividirá com Euclides da Cunha as atenções do FLUP. O lado poético de Euclides será explorado em um dos painéis. O palco dofestival receberá, como integrante de um dos vários grupos de poesia que irão se apresentar, a bisneta do próprio Euclides, Janaína daCunha, que vai estrear como escritora com o livro Entrega, a essência de uma mulher, a ser lançado pelo selo Nitpress. Concurso Previsto para as 18 horas, o concurso de poesia, assim como toda aprogramação do festival, será gratuito, premiando os melhores trabalhos com sua publicação, pela Nitpress, dentro da Antologia doFLUP. Em seguida haverá esquete teatral e um show de música popularbrasileira. A partir das 21h30m, o palco do festival será ocupado por poetas independentes e todos aqueles que quiserem declamar, com microfone aberto ao público, formando um sarau previsto para durar toda a noite. Várias cidades fluminenses, como Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro e Cabo Frio, estão enviando caravanas de poetas. A prefeitura de Casimiro de Abreu disponibilizou albergues masculino e feminino apreço simbólico, estimulando mochileiros a participarem da festa.Aqueles, porém, que desejarem acomodações mais confortáveis, podem se hospedar em uma das quatro pousadas de Barra de São João: Pousada da Barra (22) 2771-3109 / (22) 2764-6469; Pousada Tropicana (22)2774-5059; Pousada Rio e Mar (22) 2774-0418; Hotel Encontro das Águas(22) 2774-5077.

Maiores informações: www.nitpress.com.br (21) 2618-2972 / 8102-3230 Assessoria de Imprensa Jornalista Vanderlei Borges Tel. 3899-7064 / 8145-9263

Nenhum comentário: