terça-feira, 24 de abril de 2012

Moradores do São Jorge, em Manaus, pedem ajuda para evitar tragédia com a cheia

  Moradores do São Jorge, em Manaus, pedem ajuda para evitar tragédia com a cheia

Agentes da Secretaria Municipal de Defesa Civil construíram novas pontes para que os moradores circulem na comunidade, já que os antigos acessos foram tomados pela água
[ i ] A forte chuva ocorrida nesta manhã assustou as 558 famílias que residem em casas suspensas por palafitas.
Manaus - Moradores da Comunidade Artur Bernardes, no São Jorge, zona centro-oeste de Manaus ameaçam fechar as principais vias de acesso ao bairro ainda esta semana para chamar atenção do poder público para os problemas causados pelos alagamentos na região. 
A forte chuva ocorrida na manhã desta terça-feira (24) assustou as 558 famílias que residem em casas suspensas por palafitas. O local é cercado pelo igarapé do Mindú que transborda com as chuvas e tira o sono dos moradores. De acordo com o presidente da comunidade, Leonardo Farias, moradores aguardam urgentemente a ajuda da Defesa Civil do Estado do Amazonas com a doação do cartão SOS Enchentes ou de kits de madeiras para construção de marombas que sustentarão as casas acima do nível da água.
Prosamim 2
Leonardo conta ainda que a comunidade aguarda também equipes da Secretaria de Estado e Infraestrutura (Seinfra) para fazer o cadastro sócio-econômico das famílias que serão beneficiadas com o programa Prosamim 2. "Precisamos sair daqui urgente, não quero acreditar que será preciso acontecer um desastre para que providências sejam tomadas por parte do governo aqui nesta área", disse.
O representante da comunidade acredita que o aluguel social seria a melhor alternativa para que os moradores possam sair das casas e esperar a futura obra habitacional no local. 
Cobras, Jacarés e Caramujos
Além da cheia no igarapé que atinge as casas, moradores convivem com o aparecimento de cobras, Jacarés e do Caramujo Africano que é visto pelas crianças da área como objeto de diversão em meio às pontes de madeira que cercam a comunidade.
A dona de casa Vanda da Silva, 29, afirma que este ano o rio está subindo com mais velocidade do que em 2009, quando foi registrada a cheia histórica. A maior preocupação dela é com a moradia e com as doenças provenientes da água poluída do igarapé. "Não deixo minhas crianças brincando fora de casa, só espero ter onde morar caso a água venha a alagar minha casa de novo este ano", declarou.
Construção de novas pontes
Agentes da Secretaria Municipal de Defesa Civil estão no local construindo novas pontes para que os moradores circulem na comunidade. Com a chuva desta terça-feira (24), muitas ficaram submersas e sem condições de uso.
Segundo a Secretaria de Comunicação do Município (Semcom), são 450 metros de ponte na comunidade Arthur Bernardes, bairro São Jorge e outros 50 metros na Rua Walter Rayol, comunidade do Bariri, bairro Presidente Vargas, ambos na Zona Centro-Oeste de Manaus. A medida deve facilitar o acesso das famílias às suas residências.
A Semcom informou também que agentes da Defesa Civil Municipal realizaram visitas às áreas alagadiças dos bairros Betânia, Morro da Liberdade, Raiz e Santa Luzia, na zona Sul, fazendo um monitoramento para iniciar a colocação de pontes no local, caso seja necessário.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura informou que o cadastramento das famílias que serão beneficiadas com o programa Prosamim 2 já está sendo realizada, mas as primeiras famílias atendidas são de outra localidade do São Jorge que também faz parte do projeto "Cachoeira Grande" que irá beneficiar o bairro com casas, posto de saúde, quadra esportiva e creche.

2 comentários:

Conexão Caramujo disse...

Olá, sou estudante de biologia e desenvolvo um projeto com o Caramujo africano. Nosso blog está a disposição para contribuir com informações à comunidade. conexaocaramujo.blogspot.com.br

Letícia

Conexão Caramujo disse...

Olá, sou estudante de biologia e desenvolvo um projeto com o Caramujo africano. Nosso blog está a disposição para contribuir com informações à comunidade. conexaocaramujo.blogspot.com.br

Letícia