terça-feira, 15 de julho de 2008

O piano

Presença do piano

Antonio Olinto

Mestra internacional do piano, com toda uma vida dedicada à música, em recitais que deram fama a seu nome, nos mais importantes centros musicais dos Estados Unidos, da França, da Inglaterra, da Alemanha, da Áustria e da Suíça, com toda essa experiência resolveu Maria Augusta de Oliveira Morgenroth colocar agora num livro uma seleção das aulas de piano que tem dado e as "máster classes" ligadas a essas aulas, isto é, ao mergulho no íntimo do compositor e de sua obra, na penetração mesma das intenções da música e da importância do intérprete, no caso a pianista, "sentir" exatamente o que está tocando.

Falando sobre "Pour Elise" de Beethoven, a autora pergunta a uma aluna de onze anos se ela sabia que o título da música era "Para Elisa" e que Elisa foi namorada de Beethoven. A professora quer saber: "Você percebeu o "Colóquio amoroso" dessa música?; e explica: "Eu toco e você vai descobrir. Está ouvindo estas primeiras notas? São uma pergunta. As três seguintes são as respostas, formando o tema tão conhecido desta música, tão singela quanto apaixonante. "Compreendeu?"

Assim, com jovens alunos e alunas, descreve aulas e lições, estudando Johan Sebastian Bach (1685-1750), Beethoven (1770-1827), Schubert (1797-1828), Mendelsohn (1809-1847), Liszt (1811-1886), Chopin (1810-1849), Schumann (1810-1856), Brahms (1833-1897), Debussy (1862-1918), Ravel (1875-1937), Manuel de Falla (1876-1946), Villa-Lobos (1887-1958), Bella Bartok (1881-1945), Prokofiev (1891-1953), Rachianinoff (1873-1943).

Em cada aula, Maria Augusta analisa o músico citado, estuda-lhe a obra e realça aspectos da execução ao piano de cada partitura.

Consciente de que a experiência adquirida na Europa e nos Estados Unidos devia ser transferida, Maria Augusta resolveu, no Brasil, convidar a pianista para uma série de Master Classes no seu próprio estúdio, a fim de lhe transmitir o que aprendera com os grandes mestres: Helena de Figueiredo, Alexandre Sienkiewicz, Lorenzo Fernandez, Francisco Mignoni Villa-Lobos, Luiz Heitor Correia de Azevedo e, no exterior, Lili Kraus, Arthur Rubinstein, Marguerite Longw e Bruno Seidlhofer.

Do testemunho de críticos europeus sobre seus recitais constam opiniões como a do "Le Monde" de Paris: "Maria Augusta revela perfeita musicalidade, sonoridade e, sobretudo, uma perfeita compreensão das obras dos grandes mestres."

O crítico do "Algemeen Handelsblad" de Amsterdã se entusiasmou: "Arrebatador o debut de Maria Augusta. Todo mundo se surpreendeu com a perfeição técnica desta tão atrativa pianista. Seu concerto foi planejado e se realizou com todos os detalhes e o mais surpreendente é que tudo vinha d´alma. Isto ninguém pode ensinar ou aprender. É algo que tem de estar dentro da artista, por natureza.

Maria Augusta tocou o programa completo sem reduzir sua vitalidade, sem diminuir ao mínimo sua intensidade expressiva. Comparo-a a Tereza Careno. Desde 1917 o mundo está esperando sua sucessora. Maria Augusta efetivamente é da altura de Careno."

Na próxima sexta-feira, dia 18, das 18h às 21h, fará Maria Augusta palestra no Rio de Janeiro sobre a arte do piano, ilustrada pelo estudante Phelipe Martins e pelos pianistas Yako Shiiaco e Boris Marques, no Espaço Cultural Francisco Mignone (Rua Barata Ribeiro, 774, sala 1013).

"MASTER CLASSES" é um lançamento da Editora Europa. Coordenação Editorial de Walter Duarte. Diagramação e capa de Márcio Fructuoso. Digitação de Célia Guimarães.

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