quinta-feira, 1 de maio de 2008

IRA ESTEVES, EMAIL

DE LOS ANGELES, ONDE MORA, ESCREVEU IRA ESTEVES:

Essa tua cronica,Profissao: escritor de cronicas,me fez rir-muito- e chorar de emocao.Para que saibas,antes de partirmos desta terra:tenho 5 herois (dizem que ai das pessoas que t^em herois,mas eu tenho pessoas a quem cultuo e danem-se os que nao tem a quem amar,que cultuar eh amar alem do amor). Pela ordem: meu avo,que me criou,sabio e culto,meu pai,idem,embora com um genio do cao,mas brilhante,voce,tambem sabio e culto,que me ensinou a amar os livros mais do que meu pai que tinha centenas deles e aos quais eu sempre recorri,na minha curiosodade de saber.E olhe que nos temos a mesma idade,mas voce ja era Rogel Samuel,o escritor,embutidos nos teus verdes anos,ja firme e decidido no teu caminhar,assim sempre te vi e sempre te admirei muito. No nosso Gremio Gregorio de Mattos-imagine,Gregorio de Mattos!-ensaiavamos de escritores e aprendi muito com voce.Li Proust ao 16 anos e mamae rasgou o livro todo,tadinha,horrorizada,mas tambem ela veio de Portugal tendo estudado em um convento de freiras...Voce me emprestou o livro e fiquei apavorada:comeque eu vou falar pro Rogel?Mas voce so riu e disse,deixa Baby,depois eu arranjo outro.Assim eh voce,amigo,generoso,respeitando sempre a sede de saber dos outros,eu li tudo o que voce me pos nas maos,tao menina,Sartre,Bertrand Russel,imagine,e eu tao menina,eu acho,ate hoje,que esas coisas todas fizeram a minha cabeca,a convivencia contigo ,teu incentivo e as interminaveis horas de bate-papo,que nao eram palavras ao vento:eram pedras anexadas a fundacao de um ser,assim como meu avo e meus pais o fizeram.Voce faz parte disso e te admiro e te adoro,aqui falo sempre em voce,quem me conhece ja te conhece de nome e o que es.Ainda nao fiz a numerologia da gente,mas acho que temos algo ai.Os outros dois,sao Freud e Reich,claro.Mas penso que so pude entender esses pensadores,de discurso tao pesado,tao complexo,porque tive essa iniciacao,tua e de meu pai-papai mais politico,na epoca,e distanciado de coisas religiosas,mas muito culto.E so tenho uma heroina:minha mae,culta,quando foi pro Brasil ja falava portugues e espanhol,mas la aprendeu ingles e frances,falavas essas liguas fluentemente,desenhista e pintora,pianista,professora,dinamica,ela teve colegio no Rio antes de eu nascer,na Marechal Floriano,em frente a Light,mas com a guerra papai foi pra Manaus e eu fui pra la com ela com 5 anos, ela teve que vender o colegio.Sempre empreendedora,pediu ao papai para ter outro colegio,e assim foi ate perderem tudo,que Manaus enterra tudo,ne?Mas sabe?essa estoria de Energia que tanto falam antes,ela ja sabia,com uma oracao de judeus,palavras milenares,fazia parar a chuva,pra que eu fosse pro Colegio Brasileiro ou pra outro lugar.Eu pedia,mamae,faz parar a chuva,e ela ia assimpra fora falava aquelas coisas todas e achuva ia melhorando.Incrivel!eu ficava maravilhada!O que eu leio hoje nos tais livros que falam de Energia cosmica,ela ja sabia,ela e emu avo,que ele a criou nesses parametros.Nos dois tivemos pessoas incriveis em nossas familias,nao sei se essas novas geracoes as tem.Bem,virou um jornal,mas eu sempre quiz te falar essas coisas,porque a gente nunca sabe do nosso passamento,e eu quero prestar esse tributo a voce,te agradecer por tudo isso ai.Obrigada por voce existir na minha vida.Beijao.A irma-amiga de sempre,Baby.Te escrevi a respeito da cronica- maravilhosa!

Um comentário:

Unknown disse...

óla adorei a estoria litudo mas demorei mas foi legal!!brijos!!
bruna satorio laiola!@#$%¨&*()_|+=html(b)(i)(a)