segunda-feira, 19 de maio de 2008


Milionário russo investiu mais 75 milhões de euros em obras de arte na semana passada.

Foi Romam Abramovich quem transformou Lucian Freud no pintor vivo mais caro do mundo
PÚBLICO

Já se sabe quem foi o misterioso comprador do quadro de Lucian Freud vendido na semana passada num leilão da Chistie´s de Nova Iorque por cerca de 21,33 milhões de euros. Roman Abramovich, proprietário do clube inglês Chelsea, comprou o “Benefitis supervisor sleeping” e acabou por dar a Freud, neto do pai da psicanálise, o título de pintor vivo mais caro do mundo.

Mas os recordes feitos pelos investimentos de Abramovich no mercado da arte não ficam por aqui. De acordo com o “The Art Newspaper”, o milionário russo comprou, num leilão da Sotherby, também na semana passada, um tríptico de Francis Bacon por 55,4 milhões de euros, que se tornou a obra mais cara jamais vendida em leilão.

Apesar de as leiloeiras terem mantido a identidade do comprador no anonimato, o “The Art Newspaper” diz que foi o próprio Abramovich a licitar as obras. O destino das duas obras de arte ainda está indefinido. O jornal britânico especializado em arte refere duas hipóteses. A primeira é decorar a residência de Abramovich em Londres. A segunda parte do interesse da namorada do magnata russo, Dasha Zhukova, pela arte.

Zhukova declarou ao "The Art Newspaper" que pretende abrir uma galeria em Moscovo, numa antiga garagem de autocarros, desenhada pelo arquitecto russo Konstantin Melnikov.

Para o próximo mês, quadros de Bacon e Freud prometem atingir valores altos em leilões realizados pela Christie´s, diz a BBC. “Naked Portrait with Reflection” de Freud poderá atingir mais de 18 milhões de euros. Já os “Três estudos para um auto-retrato” de Bacon podem ultrapassar os 12 milhões de euros.

Nenhum comentário: