terça-feira, 15 de maio de 2012

FLÁVIO BITTENCOURT SOBRE "FIOS DE LUZ"

XINGU - TRAILER OFICIAL HD,

Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=OQwTWLwKLIM




Carta do Chefe Seattle
[AO PRESIDENTE DOS EUA, 1854],
Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=q3ebrCHtIIg&feature=related




SETEMBRO DE 2007:
MÚSICOS EXECUTAM A SUA MARAVILHOSA ARTE,
COM REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DA FACE
DO CHIEF SEALTH (CACIQUE SEALTH)
POR DETRÁS:

"MICHELE & JACK STORMS - INDIGENOUS PEOPLES ART -
ARLIE NESKAHI & FRIENDS - INDIAN HERITAGE SCHOOL":

Eagle's Jump
In celebration of Andrew Morrison's gorgeous murals of Chief Sealth and Chief Joseph, a group of talented artists blessed the space with song. Leilani Finau with Dominique, Pura Fe, Arlie Neskahi, Mark Cardenas & Danny Godinez launched what we all hope will be a series of concerts of Native music. As Leilani sang, "it is cold tonight, but I feel alright."
Sites to see: http://www.purafe.com, http://www.eaglesjump.com, http://www.onestaa.com/index2.htm.
(http://www.stormsphoto.com/Indigenous-Peoples-Art/Arlie-Neskahi-Friends-Indian/3478724_NH3Ppv/195909502_Dxks6#!i=195909502&k=Dxks6)




VISTA MAGNÍFICA DE PARIS, FRANÇA:

(http://www.passagensaereasdicas.com.br/artigos/dicas-de-turismo-para-quem-vai-a-paris/)




"(...) Carta ao Presidente [DOS ESTADOS UNIDOS]: Rogel [O PROF. DR. ROGEL SAMUEL, DA UFRJ] apresenta uma tradução
No entendimento de Rogel Samuel, um texto teria elidido, em meados do século XIX, as fronteiras entre prosa e poesia: o pronunciamento em forma de carta, cuja autenticidade é questionada, "(...) todavia o que nela importa é sua expressão de verdade e poesia (...)" - como escreveu certa vez Rogel Samuel -, missiva dirigida pelo chefe Sealth ou Seattle (c. 1780 - 1866) ao décimo quarto presidente dos EUA, Franklin Pierce, texto compilado ou possivelmente coescrito pelo médico e poeta norteamericano Henry Smith (1830 - 1915). Rogel Samuel, contudo, faz ressalvas às traduções mais conhecidas de um trecho desse texto histórico. À opção do(s) tradutor(es) "Esta água brilhante que corre nos rios e regatos [ou riachos, em outras versões] não é apenas água, mas sim o sangue de nossos ancestrais". Rogel Samuel prefere a seguinte transcriação amazônica:
"(...) Esta água brilhante que corre nos rios e igarapés não é apenas água, mas o sangue de nossos ancestrais. Se lhe vendermos nossa terra, você deverá se lembrar que ela é sagrada. Cada reflexo que reluz nas águas límpidas dos lagos conta os acontecimentos e as lembranças da vida de meu povo. O sussurro da água é a voz do pai de meu pai. Os rios são nossos irmãos. Eles matam a nossa sede. Os rios levam nossas ubás e alimentam nossos curumins. Então você deve tratar os rios com a delicadeza com que trataria um irmão (...)".
(O nome da cidade estadunidense de Seattle foi dado em homenagem ao elder Sealth, o líder das tribos Suquamish e Duwamish da região hoje denominada Washington D.C.)."
(FLÁVIO A. L. BITTENCOURT, trecho - produzido a partir de uma excelente tradução a cargo de R. Samuel, recebida via e-mail - integrado ao verbete 'Rogel Samuel ', da Wikipédia)
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Rogel_Samuel)





(http://blogdoedneysouto.blogspot.com.br/2012/03/parto-normal-apos-cesariana-e-mais.html)





Statue (erected 1908) of Chief Seattle, Tilikum Place, Seattle, Washington. The statue is on the National Register of Historic Places.
(http://en.wikipedia.org/wiki/Chief_Seattle)




CRIANÇAS DA ETNIA MURA (AMAZÔNIA BRASILEIRA):

CRIANÇAS MURA, em fotografia que ilustra estudo ("Mura") da antropóloga Marta Amoroso (http://pib.socioambiental.org/pt/povo/mura/print,
sendo que a legenda da foto é transcrita de:
http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/indios-mura-os-guardiaes-do-caminho-fluvial,236,3189.html)




Iluminação nos Campos Elíseos,
Paris, França:
Illuminations in the Champs Elysees
(http://www.freemages.co.uk/browse/photo-1537-illuminations-in-the-champs-elysees.html,
FOTO DE GUY PATRY)




EFUSIVAMENTE SAUDANDO AS SENHORAS MÃES -
anteontem homenageadas, em seu Dia -,
OS MÉDICOS QUE DELAS (E DE SEUS FILHOS) CUIDAM,
TODOS OS ÍNDIOS MURA DO BRASIL,
OS MÚSICOS E CANTORES NESTA MATÉRIA RELACIONADOS,
NA PESSOA DA NOTÁVEL CANTORA ALEMÃ SOTIRIA SCHENK,
OS POETAS E PENSADORES BRASILEIROS
JORGE TUFIC E
ROGEL SAMUEL E OS FOTÓGRAFOS-DE-LONGO-CURSO, O BRASILEIRO
ROBERTO MENDES E O FRANCÊS
GUY PATRY,
AUTORES A QUEM SE DESEJA MUITA SAÚDE, PAZ,
E VIDA LONGA E PARA
JACQUES LACAN (1901 - 1981),
HERBERT MARCUSE (1898 - 1979),
RUDÁ DE ANDRADE (1930 - 2009) E O
CACIQUE Dkhw'Duw'Absh [Duwamish] SI'AHL (SEATTLE [nome próprio anglicizado]),
c. 1780 - 1866, em memória


15.5.2012 - A consideração é idiossincrática - e, por isso mesmo, irrelevante - mas o grande ensaio rogeliano é crítico-filosófico, vale dizer, não é meramente crítico-literário - Trecho assombroso do novo livro de Rogel Samuel. F. A. L. Bittencourt (flabitten@bol.com.br)


ESCREVEU ROGEL SAMUEL,
TAL COMO CONSTA EM SEU NOVO LIVRO,
SOBRE POEMA A RESPEITO DA FIGURA MATERNA,
uma obra literária de Jorge Tufic:
"(...) Continua o tempo, a viagem, o passado, Paris. Não haverá nem canto nem ponto sem que a presença dela [DA FIGURA DA MÃE, TAL COMO EMERGE EM POEMA (estudado em profundidade no livro, recentemente lançado pela Expressão Gráfica Editora, de Fortaleza-CE, Fios de luz, aromas vivos: leitura de 'Retrato de Mãe' [NOME DO POEMA]) DE JORGE TUFIC] se deixe de ouvir, daquela melodia dos contos de fada, do cantar aquelas estranhas canções de ninar, Paris, ilhas, tudo. A lembrança neste fim que sempre volta, algo inumerável, roupas no tanque, fantasmas trastes. A voz da mãe. Calvário de lembranças.
A arte da poesia desmistifica a realidade separando-se da racionalidade visando a um fim que caracteriza o modo de produção material. Desafia a realidade. Desafia o monopólio da realidade em definir o que é 'real', e esse desafio é feito criando-se um mundo fictício, portanto alienado e que, no entanto, acaba por ser mais real do que a própria realidade. A poesia tem o seu próprio mundo e ilumina este mundo a partir desta ficção. Além disso, mergulha numa dialética de afirmação e negação da realidade.
Diz Marcuse que os personagens de Shakespeare e de Racine transcendem o absolutismo, os burgueses de Balzac e Stendhal transcendem a burguesia, os pobres de Brecht transcendem o mundo do proletariado. A injustiça não se dá como injustiça de determinada classe mas da humanidade como tal. (...)" [págs. 41 - 42] (ROGEL SAMUEL)




===




"Eisblume [NOME DO CONJUNTO MUSICAL DA ALEMANHA]
Eisblume Sotiria Schenk 2.jpg
Sotiria Schenk [NOME DA CANTORA DA FOTO AO LADO REPRODUZIDA],
2009
Informação geral
OrigemBerlim
País Alemanha
GênerosPop rock
Período em atividade2008 - atualmente
Gravadora(s)B1 Recordings (Label)/Universal Music
Página oficialwww.eisblume.de/
Integrantes
Sotiria "Ria" Schenk - vocal
Golo Schultz
Philipp Schardt
Philipp Schadebrodt
Christoph Hessler"
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Eisblume)




===



Nenhum comentário: