domingo, 6 de maio de 2012

Hollande: “Austeridade Não é Fatalidade”


Roberta Namour, correspondente do 247 em Paris – No momento em que discursava, na cidade de Tulle, em Corrêze, onde já foi prefeito, o presidente eleito da França, François Hollande, enviou uma mensagem poderosa a seus compatriotas, mas também a todos os europeus e – em especial – à chanceler alemã Angela Merkel. “Austeridade não pode ser uma fatalidade”, disse ele, diante da catedral de Notre-Dame, de sua cidade. Hollande sabia que falava não apenas para os franceses. “Neste momento, em vários países europeus, muitos estão observando nossa vitória com um olhar de esperança”.


Hollande acreditou sua vitória ao desejo de mudança dos franceses. Aos que não votaram pela esquerda, prometeu reunir a todos para tirar o país da crise. "Nenhum filho da República será deixado de lado ou discriminado",disse. Reconheceu que os desafios serão grandes, mas que lutará pela a preservação do modelo social, pela reorientação da Europa para o emprego, para o crescimento e pela transição ecológica.


Ao finalizar, Hollande valorizou o significado histórico de sua vitória – a primeira do Partido Socialista em 24 anos – enfatizando a beleza da política. “Eu sou um socialista”, disse Hollande, a plenos pulmões, diante da multidão. Ao fazê-lo, Hollande prestou uma homenagem a todos os humanistas que ajudaram a escrever a história do Partido Socialista.


Na França, a bandeira simboliza os valores da República. O azul da liberdade, o branco da igualdade e o vermelho da fraternidade. Neste domingo, 6 de maio, os franceses votaram por um país mais fraterno.

Nenhum comentário: