sábado, 19 de maio de 2012

Vencedor do Prêmio Camões 2012 será anunciado nesta segunda (21)

Vencedor do Prêmio Camões 2012 será anunciado nesta segunda (21)

Instituído em 1988 o Prêmio Camões foi criado para intensificar e complementar as relações culturais entre Brasil e Portugal e conta com a adesão de outros Estados da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP)

Em 2011, o português Manuel António Pina foi o vencedor do prêmio
Em 2011, o português Manuel António Pina foi o vencedor do prêmio (Reprodução/Internet )
O vencedor ou vencedora da 24ª edição do Prêmio Camões será conhecido nesta segunda-feira (21). O anúncio será feito em Lisboa (Portugal). Em 2011, o vencedor foi o escritor português Manuel António Pina.
Instituído em 1988 o Prêmio Camões foi criado para intensificar e complementar as relações culturais entre Brasil e Portugal e conta com a adesão de outros Estados da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP).
O valor do prêmio é de 100 mil euros, pagos conjuntamente e em partes iguais pelos governos de Brasil e Portugal.
O júri tem mandato de dois anos e é composto por seis pessoas: dois representantes do Brasil, dois de Portugal e dois de outros países onde o português seja a língua oficial.
Nesta 24ª edição, participam do júri os brasileiros Alcir Pécora e Silviano Santiago; os portugueses Abel Barros Baptista e Rosa Maria Martelo; o moçambicano João Paulo Borges Coelho e a angolana Ana Paula Tavares.
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada do Ministério da Cultura (MinC), é a responsável pela parte brasileira do Prêmio, trabalho que inclui a indicação de membros do júri e o pagamento do premiado.
Em Portugal, a mesma função é realizada pela Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas, subordinada à Secretaria de Estado da Cultura. O júri se reúne alternadamente, a cada ano, em Portugal ou Brasil.
Oito escritores brasileiros já foram agraciados com a premiação. O último deles foi Ferreira Gullar, em 2010.

Nenhum comentário: