sexta-feira, 11 de maio de 2012

Surfista americano estabelece novo recorde com onda de 23,7 metros

Garrett McNamara quebrou marca anterior por apenas 30 centímetros

iG São Paulo |

 
 

O americano Garrett McNamara teve reconhecido nesta sexta-feira um novo recorde mundial para a maior onda já surfada. Ele conseguiu ficar em pé na prancha numa onda de 78 pés (23,77 metros) que encarou em novembro do ano passado numa praia de Nazaré, em Portugal. Especialistas chegaram a um veredicto após a análise do vídeo e da foto que comprovaram que McNamara, de 44 anos, de fato atingiu o recorde.
O americano quebrou marca de Mike Parson, que em 2008 surfou uma onda de 23,47 metros. Ele tentava a proeza ao lado do britânico Andrew Cotton e do irlandês Al Mennie.
As ondas gigantes surgem nas regiões próximas da praia portuguesa em função do fenômeno chamado pelos locais de "Canhão de Nazaré". "Há um canyon submarino de uns mil pés (304m) de profundidade que se estende desde o mar até aos penhascos. É incrível", disse McNamrara em uma entrevista ao Guardian no ano passado.



Foto: APEm novembro, Garrett McNamara surfou onda de 23,77 metros em Portugal. Recorde foi reconhecido nesta quinta-feira.

Espantado pelo seu feito, McNamara teve navegar não só a onda gigante, mas também as ondas que o levaram com força em direção à costa. Por estar próxima a penhascos, a onda poderia tê-lo levado para um choque acidental que poderia ser muito perigoso para sua condição física.
"O filme só caiu quando consegui pisar no chão. Eu estava assombrado. Quer dizer, eu senti que era um tamanho decente, mas você só pode ter a real noção quando a onda aparece 10, 20, 30 metros mais alta" disse McNamara ao "Guardian".

Nenhum comentário: