quarta-feira, 7 de março de 2012

Exposição traz fotos sensuais de mulheres na terceira idade

Exposição traz fotos sensuais de mulheres na terceira idade

As 27 fotos da exposição são de autoria de Chico Batata, que foi convidado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas).
[ i ] O fotógrafo explicou que tentou traduzir nas imagens, a beleza da terceira idade.
Manaus - Inspirada pelo filme "Garota do Calendário", a exposição "Tamoios Porangas" do fotógrafo Francisco Evangelista, o Chico Batata, foi aberta no inicio da noite desta terça-feira (6), no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), localizado no bairro de aparecida, zona sul. A exposição abre a programação especial do mês das mulheres nos Centros de Convivência de Manaus.
Todas as modelos fotográficas tem idade acima de 60. E como no filme, todas elas tiveram que mostrar nas fotos um pouco de seus dotes domésticos ou artísticos, com um pequeno detalhe de estarem despidas. O que não impediu nenhum pouco, a aposentada Maria da Penha de Sena, 74.

Na foto, a aposentada aparece com o violão e cantando. Desinibida e até um pouco crítica, disse que adorou a experiência, mas que a foto poderia ter ficado um pouco melhor. "Valeu muito a pena, nunca não tinha nem tinha pensando em fazer algo parecido. E o que é bonito é pra se ver. Eu só não gostei porque eu sai de olho fechado, enquanto cantava a música", brincou.

Maria da Penha é mãe de 10 filhos, 12 netos e quatro bisnetos e deixou um recado pra todas as mulheres, com o que aprendeu desta experiência. "Eu digo às mulheres que se amem e se entreguem ao próprio corpo, porque ela tem se sentir bem para que o mundo possa vê-la", declarou.

A aposentada Ivanís Gomes, 70, teve um pouco de receio, quando recebeu o convite para fazer as fotos, mas teve o incentivo de familiares e amigos. "As fotos foram tiradas com todo o respeito, podem ver que não tem nenhuma foto obscena. Claro, que eu tive um pouco de timidez no começo do ensaio, mas o resultado foi maravilhoso. Estou contente comigo mesma, por ter realizado tudo isso", confessou.

As 27 fotos da exposição são de autoria de Chico Batata, que foi convidado pela  Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas). Ele que já possui um vasto currículo na fotografia, se sentiu desafiado com esta sessão. "Fiquei surpreso quando me procuraram. Já fiz de tudo, polícia, sociedade, convidado para fazer books, mas este é um trabalho diferente. Aceitei com muito carinho e o resultado foi gratificante".

O fotógrafo explicou que tentou traduzir nas imagens, a beleza da terceira idade. "Tive que buscar algo na fotografia que transmitisse a sensualidade, sem contar a homenagem às mulheres. Elas contaram com uma equipe de psicólogos e assistentes sociais, para que tudo desse certo. E elas mesmas participaram da escolha das fotografias e colaboraram para o resultado", disse.
Quem foi conferir a exposição, como a dona de casa Maryann Benayon, aprovou. "Ficou muito bonito, bem feito, percebemos o cuidado que o fotógrafo teve com todas elas. Até eu tiraria fotos assim, sem n enhum tipo de vergonha", afirmou.
A exposição fica no Ceci até o dia 8 de março, e segue para o Centro de Convivência da Família Padre Vignola (12/3 a 14/3). Continuando no Manaus Plaza Shopping (15 a 18) e por fim, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (19/3 a 21/3).