terça-feira, 26 de novembro de 2013

Caderno com anotações ‘bizarras’ de Jim Morrison vai a leilão em dezembro

Caderno com anotações ‘bizarras’ de Jim Morrison vai a leilão em dezembro


  • Textos têm conteúdo confuso, possivelmente por causa do uso de drogas pelo cantor do The Doors
  • Valor pode passar de US$ 300 mil


O cantor Jim Morrison Foto: Divulgação
O cantor Jim Morrison Divulgação



RIO — Um caderno de anotações que pertenceu a Jim Morrison será leiloado em 18 de dezembro, em Los Angeles. O valor pode passar de US$ 300 mil.
Escritos a mão, os textos revelam, segundo o "The Times", pensamentos confusos do líder do The Doors, possivelmente influenciados pelo uso de drogas.
A primeira página apresenta a seguinte frase: "Vamos estragar os melhores segredos da vida ou ajudaremos a libertar um novo tipo de homem?". Outra passagem diz: "Visão do útero. Visão interna. Olho do meio ciclópico".
A última página fala sobre arte: "Arte é compromisso, uma vasta terra. Ela tenta unir o assunto ao objeto, revelando com olhar puro, mas pode suspender a separação de percebido e perceber. Beleza é, portanto, um absoluto, enraizada na percepção desinteressada — objetos desprovidos de qualquer propósito e significado."
Joe Maddalena, porta-voz do Profiles in History, que está organizando o leilão, chamou as anotações de "bizarras”. “E sem termos ele (Morrison) para explicá-las é difícil lhes atribuir qualquer significado. Mas em termos de memória do rock, é uma das melhores coisas que existem".
As anotações foram escritas depois que Morrison foi morar com a namorada, Pamela Courson. O músico morreu em 1971 vítima de uma suposta overdose de drogas. O caderno, então, ficou com o empresário do The Doors, Bill Siddons, que deu para o cantor Graham Nash — que, por sua vez, decidiu vendê-lo.

Nenhum comentário: