Ator Peter O'Toole morre aos 81 anos
Irlandês estrelou 'Lawrence da Arábia' e foi indicado 8 vezes ao Oscar.
Ele morreu em hospital em Londres no sábado (14), diz agente.
O ator também atuou em "O último imperador", de Bernardo Bertolucci, de 1987, "O leão no inverno", com Katharine Hepburn, de 1968, e diversos outros filmes em quase seis décadas de carreira no cinema.
saiba mais
Nascido em County Galway, na Irlanda, e criado em Leeds, na Inglaterra,
ele começou a carreira no teatro britânico e se consagrou em um da das
suas primeiras atuações no cinema, "Lawrence da Arábia". O trabalho de
1962, na pele de um militar inglês que lutou no Oriente Médio na
Primeira Guerra Mundial, foi o mais marcante de O'Toole e ajudou a
transformar o longa em um clássico do cinema.Ele recebeu um Oscar honorário em 2003 - uma forma de a Academia de Hollywood compensá-lo por não ganhar nenhuma das outras indicações ao prêmio. Ele foi premiado quatro vezes no Globo de Ouro, uma no Emmy e uma no Bafta, entre outros reconhecimentos.
Peter O'Toole em 2008 (Foto: AP/Evan Agostini)
O filme mais recente pelo qual ele havia sido indicado ao Oscar foi
"Venus", de 2006. No ano seguinte, ele fez a voz do personagem Anton
Ego, no popular filme de animação "Ratatouille". Além de "Lawrence da
Arábia", os outros filmes que renderam indicações ao Oscar foram
"Becket, o favorito do rei" (1964), "O leão no inverno (1968)", "Adeus,
Mr. Chips" (1969), "A classe governante" (1972), "O substituto" (1980) e
"Um cara muito baratinado" (1982).Volta a atuação
Em um comunicado divulgado em julho de 2011, Peter O'Toole disse que iria se aposentar e não mais atuar em filmes e no teatro. "O coração disso [ser ator] saiu de mim", disse, acrescentando que "não iria voltar". Mas o "The Guardian" disse que ele planejava voltar a atuar em um filme chamado "Katherine of Alexandria". O site IMDb diz que ele também estava no elenco de um filme programado para estrear em 2014, "Mary".
Ele deixa duas filhas, Pat e Kate O'Toole, de seu casamento com a atriz Siân Phillips, e um filho com Karen Brown, Lorcan O'Toole.
Repercussão
O presidente irlandês, Michael Higgins, disse ter sentido uma "grande tristeza" com o anúncio da morte do ator. "A Irlanda e o mundo perderam um dos gigantes do cinema e do teatro", escreveu em um comunicado.
Vários atores e cineastas também lamentam a morte de Peter O'Toole no Twitter. "Um dos atores que admiro e nunca pude conhecer, Peter O'Toole morreu e eu tenho que dizer descanse em paz", disse Whoopi Goldberg. "Tão triste de ouvir da morte de Peter O'Toole. Tenho sorte de ter trabalhado com ele por um mês em Praga. Homem maravilhoso, talento memorável", escreveu Neil Patrick Harris.
"Pensamentos e orações direcionados à família de Peter O'Toole", disse o ator William Shatner. "Um brinde ao ator Peter O'Toole. Que grande estrela", disse o diretor Edgar Wright. "Que notícia terrível. Adeus, Peter O'Toole. Tive a honra de dirigir em uma cena. Monstro, aprendiz, amante da vida, gênio...", escreveu Stephen Fry.
Peter O'Toole recebe o Oscar honorário em 2003, ao lado da atriz Meryl Streep (Foto: AFP /Timothy Clary)
Nenhum comentário:
Postar um comentário