sábado, 26 de março de 2011

MORRE THOMAZ FARKAS




FOTOS DA INAUGURAÇAO DEBRASILA

Morreu nesta sexta-feira, aos 86 anos, Thomaz Farkas, um dos maiores nomes da fotografia brasileira e mundial.

Nascido na Hungria, Farkas chegou ao Brasil em 1930, com apenas cinco anos. Na época, o pai já tinha um negócio em São Paulo, a loja de equipamentos fotográficos Fotoptica, que depois ele viria a dirigir.

Iniciou a carreira na década de 1940 e, entre seus principais trabalhos, está o registro da construção e inauguração de Brasília, em 1960. Na edição 33 da Brasileiros, de abril de 2010, com o especial de 50 anos da Capital Federal, nosso diretor de redação, Hélio Campos Mello, conversou com Thomaz Farkas, que contou um pouco sobre a construção da cidade e as belas imagens que fez na época. O especial foi ilustrado, em sua maioria, com as belas fotografias de Farkas da capital do País.


--------------

Thomaz Farkas tinha 5 anos quando, vindo da Hungria, desembarcou, deslumbrado, em Santos, para morar em São Paulo. Mal saiu do navio, seu pai, que já tinha negócios na capital paulista - a loja de equipamentos fotográficos Fotoptica - perguntou ao sócio: "Como vai o Brasil?". A resposta: "Em crise". A Revolução, naquele ano de 1930, estava a caminho.

Quase três décadas depois, Thomaz se viu em meio à outra revolução. Desta vez estética: Brasília. "Fui até lá quando era só descampado", lembra. "Tinha amigos entre os arquitetos que concorreram com projetos para a capital. Sobretudo, o Jorge Wilheim."

Àquela altura, Thomaz era mais que o empresário que tocava os negócios da família. Havia se tornado engenheiro mecânico e eletricista e, também, um apaixonado - e ótimo - cineasta e fotógrafo. "Passei a ir várias vezes à Brasília, antes e depois da inauguração", conta. "Estava fascinado com toda a modernidade, a maravilhosa aventura de tirar a capital do Rio e fazê-la no meio do País. Continuo juscelinista."

Thomaz encantou-se com um aspecto em especial: a mistura de sotaques. "Era fantástico ouvir os trabalhadores de todos os cantos do País, cada um com seu jeito de falar", recorda o fotógrafo que, ao longo dos anos, permaneceu visitando e registrando imagens de Brasília. "Continuo fascinado pela cidade!", exulta. "Ok, ficou com trânsito congestionado. Mas isso ocorre com qualquer metrópole, não tem jeito."

Ao escolher suas melhores fotos de Brasília para esta reportagem, Thomaz, aos 84 anos, revela um olhar deslumbrado. Possivelmente, semelhante àquele do garotinho húngaro ao chegar ao país. Que se tornou o seu.

Nenhum comentário: