terça-feira, 29 de março de 2011

Rogel Samuel: O patrimônio da UFRJ que pode ter sido queimado






Pouca gente sabe que o meu ex-reitor Pedro Calmon doou para o prédio da Reitoria na Praia Vermelha vários bens de valor inestimáveis.

Lembro-me de um grande painel de espelhos sobre a parede, atrás de um console de espelhos, que talvez tenha pertencido à época do império, confrontando um grande lustre de cristal.

O gabinete do reitor, na época de Pedro Calmon, tinha uma decoração e um mobiliário digno de um rei.

Sei disso porque, quando estudante, nós éramos recebidos pelo reitor Pedro Calmon em seu gabinete. Ele era franqueado a todos. Lembro-me de uma reunião ali sobre a ampliação do bandejão.

A biblioteca de Pedro Calmon – valiosíssima – também está no mesmo prédio.

Homem elegante, muito culto e muito rico, cercava-se de objetos de arte de grande valor histórico. Afinal ele era historiador.

Lembro-me do fato de ter sido ele, na época Ministro da Educação de Getulio, o representante do governo brasileiro na coroação da rainha Elizabeth.

Eu não entro naquele gabinete desde o tempo em que era estudante.

Por isso fiquei alarmado com o incêndio do prédio da reitoria.

Nenhum comentário: