domingo, 27 de março de 2011

Vacina protege contra 3 tipos de gripe


A vacina que será disponibilizada para a população a partir do dia 25 de abril será eficaz contra três tipos de vírus causadores da gripe. O cidadão terá a oportunidade de se proteger contra a Influenza H1N1 (Gripe A), Influenza H3N3 e Influenza B, sendo os dois últimos, osvírus mais identificados na gripe comum.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa no dia 25 de abril e prossegue até o dia 13 de maio, desta vez, com a ampliação da cobertura vacinal, incluindo mais grupos em seu protocolo. No Estado, além de pessoas a partir de 60 anos, serão imunizadas as crianças de seis (6) meses a menores de dois (2) anos, gestantes e trabalhadores da saúde.

No Piauí 459.259 mil pessoas devem ser vacinadas.

A campanha terá seu lançamento oficial no dia 4 de Abril, onde também terão inicio, as reuniões com regionais de saúde para traçar estratégias de divulgação em todos os municípios. O Dia D da campanha será no dia 30 de abril.

“Estamos pensando estratégias de vacinação de acordo com a realidade de cada município, e essas estratégias devem ser discutidas e definidas durante as duas primeiras semanas de abril, quando devemos receber as doses de vacina do Ministério da Saúde”, afirmou Doralice Rodrigues, coordenadora estadual de imunização.

De acordo com Doralice, profissionais da Saúde também serão vacinados. “Todos aqueles que lidam freqüentemente com pacientes que apresentam problemas respiratórios agudos e suspeita de infecção por H1N1. Todos estão incluídos, desde recepcionistas, maqueiros, médicos e enfermeiros. Já as crianças, devem ter a partir de seis (6) meses e abaixo de dois (2) anos de idade. Estas devem receber a vacina em duas doses, sendo a segunda aplicada entre 21 e 30 dias após a primeira dose”, explica a coordenadora.

Nenhum comentário: