terça-feira, 13 de novembro de 2012

Assis Brasil recebe título de "doutor honoris causa"


Assis Brasil recebe título de "doutor honoris causa"


ASSIS BRASIL
O escritor parnaibano Assis Brasil recebeu nesta segunda-feira (12) o título de "Doutor Honoris Causa" da Universidade Federal do Piauí - UFPI. A solenidade aconteceu no cine teatro da instituição, em Teresina.

Natural de Parnaíba, nascido em 18 de fevereiro de 1932, Francisco de Assis Almeida Brasil é membro das academias Piauiense e Parnaibana de Letras. É autor de obras expressivas na literatura nacional, como Beira rio beira vida (1965) e Os que bebem como os cães (1975). Escreveu também A filha do meio-quilo (1966) entre outros livros, inclusive obras para crianças e jovens.


A solenidade foi presidida pelo reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, acompanhado dos demais membros do conselho universitário, trajados das vestes talares. O reitor leu o termo indagativo, perguntando se Assis Brasil aceitava receber o título. "A academia se curva aos seus conhecimentos pois é digno dessa honraria", disse.


"Agradeço do fundo meu coração, é uma honra. Como escritor sou um observador da vida, o ser humano é minha matéria-prima", declarou Assis Brasil.

Nenhum comentário: