quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Jacaré com mais de 4 metros é capturado em porto de Manaus


De acordo com informações da Superintendência de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), o jacaré foi visto por um piloto de uma pequena embarcação, que com a ajuda de outros dois homens deteve o bicho e acionou resgate

Jacaré foi levado ao Inpa em um caminhão com plataforma
Jacaré foi levado ao Inpa em um caminhão-guincho (SNPH/Divulgação)
Um jacaré de 4,5 metros e pesando em torno de 270 quilos foi capturado em um porto de Manaus na manhã desta terça-feira (20). O animal, que tem idade estimada de 30 anos, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros.
De acordo com informações da Superintendência de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), o jacaré foi visto por um piloto de uma pequena embarcação, que com a ajuda de outros dois homens prendeu o bicho com cabos e acionou os órgãos. 
Transportadores de turistas já haviam avistado o animal no local.

Foto: Divulgação
O réptil estava a 70 metros da orla do Porto do Ceasa, localizado na Zona Leste. Após ser resgatado, o jacaré da espécie Açu foi levado em um caminhão com plataforma para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), na Zona Centro-Sul.
Veterinários do Inpa fizeram uma triagem no animal e identificaram medida, peso, idade e espécie. Durante check up, a equipe verificou que o réptil estava estressado. Durante a locomoção dele, jatos de água foram lançados no animal para aliviar o calor.
O jacaré é mantido em um espaço aquático reservado aos crocodilianos. Existe a possibilidade de o animal ser encaminhado para outra reserva para estudo e apresentação ao público.

Foto: Divulgação
Primeira vez
A SNPH informou que não havia nenhum registro de captura de um animal desse porte no porto do Ceasa. Segundo relatos de trabalhadores do porto, é a primeira vez que um animal deste porte foi capturado nesta margem do rio. Eles contaram às equipes de resgate que é comum a existência de jacarés do tamanho do capturado em comunidades da zona rural.


Nenhum comentário: