sábado, 25 de janeiro de 2014

NAVIO FANTASMA

Navio-fantasma vaga sem rumo pelo Atlântico Norte
Por iG São Paulo |
Sem tripulação e infestada de ratos, embarcação perdida durante operação de rebocamento em 2010 teria sido localizada por estação de radar britânica
Uma embarcação da era soviética infestada de ratos, pesando 1.565 toneladas, vagando sem tripulação pelos mares. Poderia ser o roteiro de um filme de Hollywood, mas esse navio-fantasma existe de verdade.
O Lyubov Orlova, construído em 1976, se perdeu no Atlântico quando estava sendo rebocado em 2010. Foto: Wikimedia Commons
Construído na antiga Iugoslávia em 1976, o Lyubov Orlova acabou abandonado num porto do Canadá após a falência de seus proprietários. Mas o pior estava por vir: durante a operação que o rebocaria em 2010 para a República Dominicana, onde vivia seu comprador, uma corda se rompeu, e o barco definitivamente singrou os mares sem rumo.
No ano passado, uma estação britânica de radar localizou uma massa no Atlântico Norte que correspondia em tamanho ao navio desaparecido. O sinal foi monitorado e, desde então, trabalhos eventuais de busca não tiveram sucesso em localizá-lo.
Autoridades do Reino Unido agora temem que o Lyubov Orlova se choque contra a costa do país. O barco é considerado uma bomba ambulante de doenças. E convivendo há três anos sem alimento, os ratos estariam se canibalizando uns aos outros, acreditam cientistas.
 

Nenhum comentário: