Lamborghini's new bull ready to take to the ring
Lamborghini has unveiled the Huracán, which will replace the Gallardo as the supercar firm's entry-level car.
The new model takes its name from a bull - the Huracán, from
the Spanish Conte de la Patilla breed, that fought in Alicane in 1879,
says Lamborghini. The animal was known for his outstanding courage and
strong sense of attack.
The Huracán will supercede the company's most successful model, the Gallardo. In total, 14022 Gallardos were produced over a 10-year production run - almost matching the total of all other Lamborghini cars built since the company was founded in 1963.
The all-new car, which will make its debut at the Geneva motor show in March, is powered by a 454kW V10 engine, can accelerate from 0-100km/h in 3.2sec and has a top speed of 325km/h.
Drive is sent through all four wheels via a 7-speed dual-clutch gearbox, which along with electronic stability, has three driving modes: Strada, Sport and Corsa.
The Huracán's "hybrid" chassis combines carbon-fibre, such as that used on its Aventador supercar, with aluminium elements. Combined with other lightweight elements, including carbon-ceramic brake discs as standard, it keeps the car's mass down to 1422kg.
So that means there's less for the 5.2-litre engine to haul around, maximising the potential of peak power at 8250 rpm, as well as 560Nm of torque at 6500 rpm. Both outputs trump the Gallardo LP570's engine, which has 419kW at 8000 rpm and 538Nm at 6500 rpm.
In a nod to environmental sensibilities, meanwhile, the Huracán also features a stop/start system.
Options include adaptive steering and damping, and a variety of ways to customise the interior.
Lamborghini is yet to announce a starting price, but it's likely to close the gap between the outgoing Gallardo's £135600 (about R2.4-million) and the £178000 charged by Ferrari for a 458 Italia.
A Automobili Lamborghini S.p.A é uma fabricante italiana de automóveis desportivos de luxo e de alto desempenho para competir com a Ferrari com sede no município Modena de Sant'Agata Bolognese. A companhia, que foi fundada em 1963 por Ferruccio Lamborghini (1916–1993) como uma filial da sua bem-sucedida fábrica de tratores Lamborghini Trattori S.p.A., atualmente a Volkswagen AG e tem como subsidiaria a Audi AG onde intercambia tecnologias entre Audi R8 e os modelos mais recentes do Lamborghini.
Em 1964 foi produzido o primeiro carro Lamborghini, o modelo 350 GT, que combinava um chassis desenhado por Dallara com um motor V12 concebido por Bizzarrini. O carro fez bastante sucesso e foi produzido até 1968, depois de ter sido renovado em 1966.4 Ainda em 1966 foi lançado o mítico Lamborghini Miura, desenhado por Luigi Bertone e dotado também de um potente motor V12. Também este modelo foi um tremendo sucesso de vendas, sendo produzido até 1973.
Entretanto, em 1968 tinha sido apresentado o Lamborghini Islero, destinado a substituir o 400 GT, que havia surgido como desenvolvimento do 350GT. Também em 1968 apareceu o Lamborghini Espada, o primeiro carro da marca com capacidade para quatro pessoas. Dois anos depois o Islero foi substituído pelo Lamborghini Jarama.
Em 1972 o Lamborghini Urraco permitiu à marca italiana entrar no segmento dos pequenos super-carros.
Ainda nesse ano a Lamborghini vendeu 51 por cento das suas acções a um empresário suíço, com os restantes 49 por cento a serem entregues a outro suíço em 1974.
Pelo meio, em 1973 o Miura foi substituído por um outro modelo que também fez história no mundo dos carros de características desportivas, o Countach. Este carro tinha um design extremamente angular e aerodinâmico e estava dotado de um potente motor V12 traseiro de 4000 cc. O carro foi produzido com estas características até 1988, ano em que o motor passou a ter uma cilindrada de 5000cc.
No entanto, a empresa estava há muito tempo em dificuldades financeiras e em 1981 tinha sido vendida aos irmãos Mimram, que revitalizaram a marca.
Nesse sentido, no ano de 1981 surgiu o Lamborghini Jalpa, que teve por base o Urraco, e em 1982 o Lamborghini LM002, uma novidade na marca, já que se tratava de um veículo off-road. Este jipe estava dotado de um motor Countach.
Em 1987, a marca norte-americana Chrysler comprou a Lamborghini e, além do substituto do Countach, começou a preparar um motor para equipar carros de Fórmula 1. A estreia nesta competição automobilística ocorreu em 1989, mas nunca teve sucesso. Desde 1998 a Lamborghini pertence ao grupo Volkswagen.
Já o substituto do Countach, o Diablo, foi apresentado em 1990 e obteve grande sucesso, mantendo-se em produção para além do ano 2000.
Tratado com displicência por Enzo, recebeu uma resposta de nível semelhante a: "Você é um agricultor! Continue, então, dirigindo seus tratores e não fale dos meus carros". Ferruccio, sentindo-se ofendido, respondeu: "Ah, é? Então, eu vou lhe mostrar como se faz um carro esportivo".
Alguns anos depois, Ferruccio apresentou seu primeiro protótipo, o 300 GT, que se transformou no primeiro carro de produção da Automobili Lamborghini, o 300 GTS.
The Huracán will supercede the company's most successful model, the Gallardo. In total, 14022 Gallardos were produced over a 10-year production run - almost matching the total of all other Lamborghini cars built since the company was founded in 1963.
The all-new car, which will make its debut at the Geneva motor show in March, is powered by a 454kW V10 engine, can accelerate from 0-100km/h in 3.2sec and has a top speed of 325km/h.
Drive is sent through all four wheels via a 7-speed dual-clutch gearbox, which along with electronic stability, has three driving modes: Strada, Sport and Corsa.
The Huracán's "hybrid" chassis combines carbon-fibre, such as that used on its Aventador supercar, with aluminium elements. Combined with other lightweight elements, including carbon-ceramic brake discs as standard, it keeps the car's mass down to 1422kg.
So that means there's less for the 5.2-litre engine to haul around, maximising the potential of peak power at 8250 rpm, as well as 560Nm of torque at 6500 rpm. Both outputs trump the Gallardo LP570's engine, which has 419kW at 8000 rpm and 538Nm at 6500 rpm.
In a nod to environmental sensibilities, meanwhile, the Huracán also features a stop/start system.
Options include adaptive steering and damping, and a variety of ways to customise the interior.
Lamborghini is yet to announce a starting price, but it's likely to close the gap between the outgoing Gallardo's £135600 (about R2.4-million) and the £178000 charged by Ferrari for a 458 Italia.
Lamborghini
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Automobili Lamborghini S.p.A. | |
---|---|
Tipo | Subsidiária da Volkswagen AG |
Indústria | Automotiva |
Fundação | 30 de outubro de 1963, em Sant'Agata Bolognese1 |
Fundador(es) | Ferruccio Lamborghini |
Sede | Sant'Agata Bolognese, Itália2 |
Proprietário(s) | Volkswagen AG (desde 1998) |
Página oficial | www.lamborghini.com |
Índice
História
Ferruccio decidiu instalar-se em Sant’Agata Bolognese e contratou uma série de engenheiros de renome para construir os seus carros, como foi o caso de Bizzarrini, Dallara e Stanzani.3Em 1964 foi produzido o primeiro carro Lamborghini, o modelo 350 GT, que combinava um chassis desenhado por Dallara com um motor V12 concebido por Bizzarrini. O carro fez bastante sucesso e foi produzido até 1968, depois de ter sido renovado em 1966.4 Ainda em 1966 foi lançado o mítico Lamborghini Miura, desenhado por Luigi Bertone e dotado também de um potente motor V12. Também este modelo foi um tremendo sucesso de vendas, sendo produzido até 1973.
Entretanto, em 1968 tinha sido apresentado o Lamborghini Islero, destinado a substituir o 400 GT, que havia surgido como desenvolvimento do 350GT. Também em 1968 apareceu o Lamborghini Espada, o primeiro carro da marca com capacidade para quatro pessoas. Dois anos depois o Islero foi substituído pelo Lamborghini Jarama.
Em 1972 o Lamborghini Urraco permitiu à marca italiana entrar no segmento dos pequenos super-carros.
Ainda nesse ano a Lamborghini vendeu 51 por cento das suas acções a um empresário suíço, com os restantes 49 por cento a serem entregues a outro suíço em 1974.
Pelo meio, em 1973 o Miura foi substituído por um outro modelo que também fez história no mundo dos carros de características desportivas, o Countach. Este carro tinha um design extremamente angular e aerodinâmico e estava dotado de um potente motor V12 traseiro de 4000 cc. O carro foi produzido com estas características até 1988, ano em que o motor passou a ter uma cilindrada de 5000cc.
No entanto, a empresa estava há muito tempo em dificuldades financeiras e em 1981 tinha sido vendida aos irmãos Mimram, que revitalizaram a marca.
Nesse sentido, no ano de 1981 surgiu o Lamborghini Jalpa, que teve por base o Urraco, e em 1982 o Lamborghini LM002, uma novidade na marca, já que se tratava de um veículo off-road. Este jipe estava dotado de um motor Countach.
Em 1987, a marca norte-americana Chrysler comprou a Lamborghini e, além do substituto do Countach, começou a preparar um motor para equipar carros de Fórmula 1. A estreia nesta competição automobilística ocorreu em 1989, mas nunca teve sucesso. Desde 1998 a Lamborghini pertence ao grupo Volkswagen.
Já o substituto do Countach, o Diablo, foi apresentado em 1990 e obteve grande sucesso, mantendo-se em produção para além do ano 2000.
Criação da Lamborghini
Ferruccio Lamborghini era um rico construtor de tratores e fazendeiro, descendente de toureiros, e assim como a maior parte da sociedade de elite da época, utilizava automóveis da marca Ferrari. Certo dia, porém, Ferruccio encontrou Enzo Ferrari, criador da montadora, enquanto fazia uma revisão de sua Ferrari na fábrica, e foi reclamar a respeito do sistema de embreagem das Ferraris, com o qual Ferruccio já andava há tempos insatisfeito.Tratado com displicência por Enzo, recebeu uma resposta de nível semelhante a: "Você é um agricultor! Continue, então, dirigindo seus tratores e não fale dos meus carros". Ferruccio, sentindo-se ofendido, respondeu: "Ah, é? Então, eu vou lhe mostrar como se faz um carro esportivo".
Alguns anos depois, Ferruccio apresentou seu primeiro protótipo, o 300 GT, que se transformou no primeiro carro de produção da Automobili Lamborghini, o 300 GTS.
A escolha do logotipo e dos nomes dos carros
Gallardo, Diablo, Murciélago, Reventón, entre outros, são todos nomes de touros. Ferruccio Lamborghini, além de ser do signo de Touro, era fanático pelas touradas e adorava os animais, daí a razão de quase todos os carros da Lamborghini terem nomes de touros (e seu logotipo ter um touro estilizado).Modelos produzidos
- Lamborghini 350 GT
- Lamborghini 400 GT
- Lamborghini Miura
- Lamborghini Islero
- Lamborghini Espada
- Lamborghini Countach
- Lamborghini Diablo
- Lamborghini Zagato
- Lamborghini Alar
- Lamborghini LM002
- Lamborghini Murciélago
- Lamborghini Reventón
- Lamborghini Ankonian
- Lamborghini Gallardo
- Lamborghini Aventador
- Lamborghini Estoque
- Lamborghini Urus
- Lamborghini Veneno
- Lamborghini Obvious
- Lamborghini Ferruccio
- Lamborghini Sesto Elemento
- Lamborghini Egoista
Ver também
Notas
- Ir para cima ↑ Lyons et al. 1988, p. 8.
- Ir para cima ↑ Volkswagen AG 2012, p. 151.
- Ir para cima ↑ Jolliffe & Willard 2004, p.15.
- Ir para cima ↑ Sackey 2008, p. 15.
Referências
- Pete Lyons. The Complete Book of Lamborghini: The Auto Editors of Consumer Guide (em inglês). Hardcover ed. Woodstock, Nova Iorque: Beekman House, 1988. ISBN 0-517-667715-4
- Volkswagen Aktiengesellschaft Facts and Figures 2012 (em inglês). Volkswagen Aktiengesellschaft. volkswagenag.com (11 de junho de 2012). Página visitada em 11 de outubro de 2012.
- David Jolliffe; Tony Willard. Lamborghini: Forty Years (em inglês). Hardcover ed. St. Paul, Minnesota: Motorbooks International, 2004. ISBN 978-0-7603-1945-1 Página visitada em 11 de outubro de 2012.
- Joe Sackey. The Lamborghini Miura Bible (em inglês). Hardcover ed. Dorchester, Inglaterra: Veloce Publishing, 2008. ISBN 978-1-84584-196-6 Página visitada em 11 de outubro de 2012.
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