quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Arnesto, personagem de samba de Adoniran Barbora, morre aos 99 anos

Arnesto, personagem de samba de Adoniran Barbora, morre aos 99 anos


Ernesto Paulelli Foto: Isaumir Nascimento
Ernesto Paulelli Isaumir Nascimento
SÃO PAULO — Morreu aos 99 anos de causas naturais o violonista e advogado Ernesto Paulelli. O músico inspirou o compositor Adoniran Barbosa (1912-1982) a compor “Samba do Arnesto”. Ernesto Paulelli vivia em São Paulo, na Mooca, bairro da zona leste da capital. O velório do artista será realizado no Cemitério do Araçá a partis das 19h30 desta quarta-feira. As informações são do “Jornal do Brás”.
Ernesto e Adoniran se conheceram no final da década de 1930. Na época, Ernesto era vendedor de uma fábrica de cera e trabalhava como músico nas horas vagas. Frequentava rodas de samba e acompanhava artistas em apresentações nas rádios. Foi numa dessa ocasiões em que conheceu o compositor paulista, num encontro que resultou numa das mais famosas canções do samba de São Paulo.
Adoniran pediu a Ernesto um cigarro logo que o avistou na rádio. O violonista não fumava. Então, o compositor lhe pediu um cartão de visitas. Ao ler o nome, Adoniran perguntou: “Então você é Arnesto?”. O músico o corrigiu, respondendo que seu nome era com “E”. Ao que Adoniran teria replicado: “pois a partir de hoje será Arnesto. Vou lhe fazer um samba.”
Em nota, a Ordem dos Advogados de São Paulo lamentou a morte de Ernesto Paulelli. “Um exemplo de espontaneidade pela vida, que se interessou pela advocacia na terceira idade, quando se formou aos 60 anos, inscrevendo-se nos quadros da OAB já no ano seguinte. Mais do que vitalidade e perseverança, deixa a lição de que sempre é tempo de concretizar os sonhos”, disse o presidente da OAB - SP, Marcos da Costa.


Nenhum comentário: