sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Ministra da Cultura conhece o futuro Museu da Moda

Ministra da Cultura conhece o futuro Museu da Moda

Projeto da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro será instalado no bairro carioca de São Cristóvão em 2016

    
Projeto Museu da Moda
Projeto Museu da Moda
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu nesta segunda (13), no Rio, a secretária estadual de Cultura do Rio de Janeiro, Adriana Rates, para conhecer o projeto do futuro Museu da Moda. O encontro, na sede da Fundação Nacional de Artes – Funarte, no Palácio Gustavo Capanema, contou com a presença do presidente da instituição, Guti Fraga; da diretora da Casa da Marquesa de Santos, Luiza Marcier; da jornalista Hildegard Angel Bogossian, presidente do Instituto Zuzu Angel, além de outros profissionais envolvidos no projeto.
O Museu da Moda deverá ser instalado no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, em uma área prevista de 6 mil m2, tendo como âncora o antigo Solar da Marquesa de Santos, que hoje se encontra em processo de restauração. A idéia, como explicou a secretária Adriana Rates, é fortalecer o bairro de São Cristóvão, que já possui um circuito criativo de moda, movimentado por micro e pequenas empresas de confecção de roupas e acessórios, além de projetar o país no mercado internacional de moda.
A ministra Marta Suplicy assistiu à apresentação do projeto, e pediu mais detalhes sobre os estudos para o desenvolvimento da iniciativa e seu futuro funcionamento. Ela também sugeriu que o Museu da Moda venha a oferecer um programa de cursos diferenciados e permanentes, como de restauro de têxteis, além de sugerir estratégias de comunicação que alcancem o público do segmento.
A secretária Adriana Rates se disse muito contente com a reunião e por ter apresentado o projeto à ministra da Cultura. “Ela tem uma visão global, muito acurada sobre o que conta, o que é importante. Estrategicamente falando, ela tem uma visão muito boa. E saber que ela gostou do projeto, nos dá uma segurança de ir à frente, sabendo que estamos fazendo alguma coisa que vai ter relevância para a Cultura no Brasil.”
A jornalista Hildegard Angel disse que o Instituto Zuzu Angel será um parceiro atuante do futuro Museu da Moda, pois o projeto do IZA é prestigiar a moda brasileira. Hildegard disse que a secretária de Cultura Adriana Rates é uma entusiasta do novo museu. “Ela conseguiu montar um projeto que até hoje era inviável, e se a ministra com o entusiasmo demonstrado hoje conseguir levar esse projeto adiante o Brasil vai, enfim, alcançar esse gol latino-americano”.
Luiza Marcier, diretora da Casa da Marquesa de Santos, explicou que o projeto nasceu da percepção da Secretaria de Estado de Cultura da sinalização da Prefeitura do Rio sobre a existência da cadeia produtiva da moda em São Cristóvão, além das intervenções no entorno, que estão revitalizando a Zona do Porto do Rio, próxima ao bairro. E também, a percepção de que o local poderá ser o bairro da economia criativa da cidade. “Isso é um ponto de partida do projeto. O Instituto Zuzu Angel, que há mais de 20 anos luta pela memória da moda a partir da coleção Zuzu Angel e também trabalhando no ensino da moda; e o SEBRAE, que já faz uma série de projetos de empreendedorismo da moda. Na verdade, a Secretaria percebeu esse momento de confluência da sociedade, de organizações governamentais e não governamentais. E a ideia é que o Museu da Moda seja capaz de congregar todas essas visões, que seja um lugar de reunir esse interesse que é juntar a memória da moda com a criação de moda. Então, é ter um lugar para o repertório, da criação para o ensino e o fomento. Dessa maneira, a gente acredita que a moda brasileira vá se colocar de uma forma afirmativa no cenário internacional.”
Concebido para ser instalado num espaço que terá como centro o antigo Solar da Marquesa de Santos, o Museu da Moda inicialmente irá funcionar a partir de três eixos: Memória, Educação e Fomento. O projeto prevê a construção de anexos que irão abrigar, entre outros, o acervo da moda brasileira – como uma coleção de 5 mil peças da estilista Zuzu Angel, conhecida como Coleção Política; coleção Século XIX; coleção Moda Brasileira (Século XX); coleção Moda Contemporânea; coleção Moda Praia; coleção Jóias Brasileiras; coleção Moda Etnográfica, além de outras –; áreas técnica (reserva e conservação de têxteis) e tecnológica; exposições nacionais e internacionais; banco de imagens; espaços compartilhados com novos criadores; áreas de eventos e de convivência (restaurante, café e livraria).
Para o desenvolvimento do projeto, o corpo técnico da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro visitou outros espaços do gênero na França, na Bélgica, nos Estados Unidos e em outros países.

Nenhum comentário: