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internet é o meio de comunicação que mais cresce no Brasil. Além disso, é
também aquele que capta a maior parte da atenção dos leitores e
consumidores. Segundo pesquisa feita divulgada nesta sexta-feira 7 pelo
ministro Thomas Traumann, da Secretaria de Comunicação Social, o
internauta brasileiro já passa mais tempo conectado na rede de
computadores do que na frente da televisão, numa contagem média de 3h39
para o uso da internet. A mesma pesquisa também confirma a tendência de
morte acelerada dos jornais impressos. A leitura de jornais foi
considerada um hábito por apenas 6% do público. A televisão ainda é o
meio mais consumido, mas vem perdendo espaço na audiência dos
brasileiros. Confira a íntegra da pesquisa:
Abaixo, notícia da Agência Brasil a respeito:
Karine Melo – Repórter da Agência Brasil
A televisão é o meio predileto de
comunicação dos brasileiros (76,4%), seguido da internet (13,1%). Os
dados fazem parte da Pesquisa brasileira de mídia 2014 - Hábitos de
consumo de mídia pela população brasileira", divulgada hoje (7) pela
Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.
Com
o objetivo de saber por quais meios de comunicação o brasileiro se
informa e também para subsidiar a elaboração da política de comunicação
do governo federal, o Ibope Inteligência ouviu 18.312 pessoas em 848
municípios entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro do ano passado. O
levantamento custou R$2,4 milhões.
Segundo a pesquisa, apesar de os
usuários de internet passarem mais tempo navegando que os
telespectadores passam assistindo a programas na TV, o alcance da
televisão é muito maior que o da web nos lares brasileiros: só
3% dos entrevistados disseram não assistir nunca a televisão. No caso da
internet, 53% dos entrevistados afirmaram não ter o hábito de acessar a
rede mundial de computadores.
De acordo com a sondagem, de segunda
a sexta-feira, os internautas ficam, em média, 3h39 na internet,
enquanto os telespectadores passam 3h29 vendo TV. Os que ouvem rádio
nesse período dedicam 3h07 a esse hábito e os que leem jornais
impressos, 1h05.
Ainda segundo a pesquisa, enquanto
21% dos entrevistados com renda familiar de até um salário mínimo
acessam a rede semanalmente, o índice sobe para 75% entre os que têm
renda superior a cinco salários mínimos.
Os mais escolarizados também levam
vantagem: 87% dos entrevistados com nível superior disseram têm acesso à
internet pelo menos uma vez por semana. Por outro lado, só 8% dos
entrevistados que cursaram até a 4ª série acessam a rede mundial de
computadores ao menos uma vez por semana.
Outro dado da pesquisa revela que
que 75% dos entrevistados nunca leem jornais e 85% nunca leem qualquer
revista. Apenas 6% dos brasileiros entrevistados disseram ler jornais
diariamente. Mesmo em baixa, o jornal impresso é o veículo apontado como
de maior credibilidade: 53% das pessoas consultadas responderam que
confiam sempre, ou muitas vezes, nos jornais.
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