sexta-feira, 21 de março de 2014

SOBRE O GRANDE AMAZONAS

SOBRE O AMANTE DAS AMAZONAS

(Texto antigo)
 
 
ROGEL SAMUEL




Hoje comecei a ler o estudo que Neuza Machado escreveu e vai publicar sobre meu romance “O Amante das amazonas”. É um livro, mais volumoso do que o próprio romance, e ela diz que ainda não terminou. Eu fico como um leitor do que escrevi. O original tem quase 200 páginas e o que eu vejo ali é que Neuza Machado é uma apaixonada pelo Amazonas, onde morou dois anos como professora da federal de lá. Neuza é mineira, mas foi seduzida pela grande floresta. Quanto mais o leio, mais sinto que não foi o meu romance o merecedor de tudo aquilo, mas a Amazônia. O último reduto da realidade e natureza dos tempos primitivos. O livro é bom, talvez melhor do que o romance. Eu não me deixo envolver pelo fato e pelo texto, mas estou ansioso que o livro seja logo publicado. Antes de ser um exercício teórico sobre uma “obra literária”, o livro faz a apresentação de um universo. O universo amazônico.

Nenhum comentário: