quinta-feira, 10 de abril de 2014

Eclipse lunar total em 15 de abril de 2014

Eclipse lunar total em 15 de abril de 2014

 
eclipse lunar previsto para abril de 2014 vai chamar a atenção porque será completamente visível em todos os lugares do Brasil. Diferente do último, a Lua não estará próxima do horizonte – mas bem alta – o que facilitará a observação de todas as suas etapas. Em setembro de 2015, outro eclipse lunar total presenteará os brasileiros com uma visão completa do fenômeno.
 
Sequência do eclipse da lua visto em Belgrado, Sérvia
Para que ocorra um eclipse, Terra, Lua e Sol devem estar alinhados. Dependendo da ordem dos astros, o resultado é um eclipse solar (com a Lua entre o Sol e a Terra) ou um lunar (a Terra entre o Sol e a Lua). Eclipses podem ser totais, parciais ou penumbrais. O eclipse lunar total, como o de hoje, ocorre quando a Lua fica completamente dentro do cone de sombra da Terra. O eclipse parcial acontece quando apenas parte da Lua é obscurecida pelo cone de sombra. O penumbral, quando a Lua entra numa região de transição entre luz e sombra, ao redor do cone, com iluminação apenas parcial do Sol.
Repetição - Se as órbitas da Terra (em torno do Sol) e da Lua (em torno da Terra) estivessem no mesmo plano, teríamos eclipses solares em todas as luas novas e eclipses lunares em todas as luas cheias. Mas não: os planos orbitais terrestre e lunar estão inclinados cerca de 5 graus. Assim, durante os 28 dias de seu giro em torno da Terra, a Lua só atravessa o plano orbital terrestre duas vezes. É a chance de ocorrer uma eclipse, mas para tanto é necessário o alinhamento do Sol ao sistema Terra-Lua, o que acontece no máximo sete vezes ao ano.
Eclipses repetem-se com uma regularidade estudada há milhares de anos na Babilônia e na China. Esta regularidade é conhecida como ciclo de Saros, termo cunhado pelos caldeus, que significa, justamente, "repetição", e que leva em conta as posições da Terra e da Lua em relação a suas órbitas e a distância entre os astros. A "repetição" exata, com Sol, Terra e Lua ocupando as mesmas posições, só acontece de 18 em 18 anos aproximadamente.
Calendário - De acordo com as estimativas da Nasa, a agência espacial americana, os próximo eclipses totais da Lua poderão ser observados em:
- 15 de abril de 2014 (Austrália, Pacífico e Américas)
- 28 de setembro de 2015 (Pacífico, Américas, Europa, África e Ásia)
- 31 de janeiro de 2018 (Ásia, Austrália, Pacífico, América do Norte)
- 27 de julho de 2018 (América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália)
 
- 21 de janeiro de 2019 (Pacífico, Américas, Europa e África)
 

Nenhum comentário: