terça-feira, 15 de abril de 2014

Estrada que brilha no escuro é aberta na Holanda

Estrada que brilha no escuro é aberta na Holanda

 
Estrada brilha no escuro na Holanda (AFP)
Pintura usada em estrada se 'carrega' durante o dia e libera um brilho verde à noite
Um trecho de uma estrada na Holanda recebeu uma pintura especial que brilha no escuro, com o objetivo de aumentar sua segurança sem gastar muita energia.
A pintura contém um pó que é carregado durante o dia e, lentamente, libera um brilho verde à noite, eliminando a necessidade de iluminação pública.
A tecnologia está sendo testada em um trecho de 500 m, e o lançamento oficial é previsto para o final deste mês.
É a primeira vez que as "faixas que brilham" são implantadas em uma estrada - a N329 em Oss, cerca de 100 quilômetros a sudeste de Amsterdã.
Uma vez carregada, a faixa pode brilhar por até oito horas no escuro.

Incentivar a inovação

"O governo está apagando a iluminação pública à noite para economizar dinheiro, a energia está se tornando muito mais importante do que poderíamos ter imaginado há 50 anos", disse Roosegaarde à BBC no ano passado. "Este (projeto na) estrada é sobre segurança e com o foco em um mundo mais autossustentável e mais interativo."
Entre os projetos anteriores de Roosegaarde está uma pista de dança com luzes alimentadas por movimentos dos dançarinos.
A Heijmans já estava trabalhando em projetos envolvendo postes de energia neutros quando o Roosegaarde se associou à empresa.
Heijmans disse que a tecnologia também é "uma alternativa sustentável para lugares onde não há iluminação convencional".

Nenhum comentário: