domingo, 27 de abril de 2014

Obras de Heloisa Pires Ferreira na FBN


 

Obras de Heloisa Pires Ferreira na FBN

Obras de Heloisa Pires Ferreira na FBN Fernanda Távora 
Entre gravuras de sóis, galáxias, representações de países da América Latina e de estados brasileiros. Assim caminha o trabalho da experiente gravurista Heloísa Pires Ferreira. Hoje, esses elementos também compõem o acervo da Biblioteca Nacional: a artista que trabalha há 40 anos com diferentes técnicas acaba de doar mais 30 de suas obras para o setor de iconografia.

“Foi enquanto me organizava para uma exposição que selecionei as obras para a BN”, explica Heloísa, sobre a mostra que está prevista para acontecer no meio do ano, em São Paulo. Sandra Hitner, crítica da Associação Brasileira de Críticos da Arte, destaca que a aquisição das obras da artista contribui muito para o acervo da BN. “O papel da Heloísa Pires Ferreira é uma contribuição fundamental na arte da gravura contemporânea brasileira”, explica Sandra sobre a artista que já recebeu a bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian, de Lisboa, e participou da organização e edição do livro Gravura brasileira hoje: depoimentos.

Entre as gravuras doadas estão representações de países como Honduras, Bolívia e Paraguai que são parte de uma narrativa sobre a América Latina, feita pela artista, e que apresentam nuances de seu processo criativo. “Antes as doações feitas pela Heloísa eram mais pontuais, incluindo algumas obras de outros artistas”, lembra Léia Pereira da Cruz, chefe do setor de iconografia da Biblioteca Nacional.
Confira na edição de abril nas bancas.

Nenhum comentário: