quarta-feira, 2 de abril de 2014

Sobe para seis o número de mortos após forte terremoto no Chile


Sobe para seis o número de mortos após forte terremoto no Chile
 


Do UOL
 
Seis pessoas morreram --quatro homens e duas mulheres-- em Iquique e Alto Hospicio, no norte do Chile, após o terremoto de magnitude 8,2 que sacudiu a região no começo da noite desta terça-feira (1º). As mortes foram confirmadas pelo ministro do Interior do país, Rodrigo Peñailillo. Segundo ele, uma mulher morreu depois que sofreu uma queda e uma das morte foi por ataque cardíaco. As demais ainda não foram esclarecidas.
O tremor, o mais poderoso registrado no mundo neste ano, provocou cerca de 12 réplicas até o momento e gerou um alerta de tsunami. Ondas de mais de dois metros atingiram algumas partes do litoral, provocando deslizamentos de terra que bloquearam estradas próximas à cidade de Arica. O governo ordenou uma evacuação das áreas costeiras no norte.
Imagens da TV chilena mostraram a população abandonando as regiões costeiras, de forma ordenada, formando longas filas de automóveis. Prédios foram destruídos e milhares de pessoas ficaram sem luz. Em um supermercado, produtos desabaram das prateleiras e os clientes tiveram de sair às pressas. Incêndios foram registrados em Iquique.


Ampliar


Forte terremoto gera tsunami no Chile19 fotos


                1º.abr.2014 - Moradores saem às ruas por causa de um alerta de tsunami após um terremoto de magnitude 8,2 atingir a costa do Chile, nesta terça-feira (1º), em Iquique. Um alerta de tsunami foi dado para o Chile, Peru e Equador, segundo autoridades norte-americanas Leia mais Aldo Solimano/AFP
A administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) lançou um alerta para ondas gigantes em toda a costa oeste da América Latina e ainda para outras países ou regiões banhadas pelo oceano Pacífico logo após o tremor. O alerta foi cancelado por volta das 4h da manhã (horário de Brasília), embora continue válido para as ilhas do Havaí.
Segundo Mitchel Cartes, intendente da região de Tarapacá, onde fica Alto Hospicio e Iquique, 300 das 320 presas do Centro Penitenciário de Iquique fugiram durante o esvaziamento da prisão, que estava em uma zona de inundação. As Forças Armadas e os Carabineiros (polícia militar do Chile) trabalhavam para prender as fugitivas.
A presidente Michelle Bachelet suspendeu suas atividades para percorrer a região do terremoto. Em entrevista coletiva, ela decretou estado de "catástrofe" nas províncias de Arica, Parinacota e Tarapacá, todas no extremo norte do país, próximas da fronteira com o Peru.
Com o decreto, os chefes da Marinha e da Aeronáutica do país deverão "assumir o comando da ordem pública e prevenir situações de saques e desordem, além de colaborar com a autoridade da área nos esforços de ajuda que já começaram".
Ela também afirmou que as aulas estão suspensas nesta quarta em todo o país.
Já a empresa LAN cancelou voos a Arica e Iquique.

Epicentro no mar

O terremoto foi registrado às 20h46 (19h46 de Brasília), durou dois minutos e teve seu epicentro no mar, a 20 quilômetros de profundidade e a 85 km ao sudoeste de Cuya, próximo à cidade de Iquique, onde foram registradas ao menos duas ondas com mais de dois metros e o aeroporto foi fechado.
O sismo pode ser sentido no Peru e na Bolívia, onde prédios chegaram a balançar por alguns segundos.
No Peru, o terremoto abalou as regiões de Tacna, Arequipa e Moquegua, onde faltou luz e as comunicações ficaram prejudicadas, e com menor intensidade a zona de Puno, segundo o Instituto Geofísica. Não há registro de vítimas ou danos materiais significativos. 
No Equador, o presidente Rafael Correa disse no Twitter que "todos na costa devem ficar atentos e preparados".
Situado no Cinturão de Fogo do Pacífico, onde ocorrem 80% dos terremotos do mundo, o Chile tem atividades sísmicas frequentes. A região já estava em alerta por uma série de terremotos de intensidade média nas últimas semanas. Em março, uma evacuação já havia sido ordenada depois que um terremoto com 6,4 de magnitude atingiu a mesma região do país, e 100 mil pessoas tiveram que deixar a área.  
Em 2010, um terremoto de magnitude 8,8 provocou um tsunami que causou grandes danos em várias cidades costeiras no centro-sul do Chile, matou 524 pessoas e feriu 800 mil. O prejuízo estimado foi de US$ 30 milhões (R$ 68 milhões), na época. Em 1960, uma área no sul do país foi atingida por um terremoto de 9,5 de magnitude, o que causou 1.655 mortes e um tsunami que atingiu o Japão e o Havaí. (Com BBC Brasil e agências internacionais)


Ampliar


Chilenos participam de treinamento contra tsunamis e terremotos                

Crianças em sala de aula participam do exercício de simulação contra tsunamis e terremotos, realizado nesta segunda-feira (28), na cidade de Valparaíso, Chile. Toda a linha costeira da cidade foi evacuada Leia mais Martin Bernetti/AFP

Nenhum comentário: