sábado, 4 de janeiro de 2014
Profissão: escritor de crônicas
Neste Primeiro
de Maio me lembro: O escritor de crônicas é o construtor do efêmero. Seu
texto vai ser esquecido no dia seguinte. Diferente do romancista, que
possui a ânsia de imortalidade. A crônica de jornal, no mesmo dia em que
nasce, já está a morrer. Como as flores, dizia Shakespeare. Nada mais
virtual. É claro que existiram Rubem Braga e Machado (tenho lido o
segundo volume de "A semana", uma obra-prima do gênero). Mas gênio não
conta. Está fora da regra, fora do parâmetro humano. Como Mozart, que
estou ouvindo agora. Como referir-se sem exagero a Mozart? A crônica do
acontecimento, principalmente, morre logo, cedo. "Eu não sabia que você
gostava de escrever crônica", disse uma amiga. "Eu não gosto da sua
poesia, disse outra (a Clarisse), mas leio suas "crônicas de sábado".
Quando eu era jovem, e ainda morava em Manaus, mantinha uma coluna
diária na Gazeta, um jornal da época. Não tenho nenhum recorte disso.
Lembro-me de que lá escrevia, "também", Ramayana de Chevalier, autor de
"No circo sem teto da Amazônia". Ele escrevia umas coisas
violentíssimas contra o governo. Era pai de Scarlet Moon. Quase toda a
minha "produção" daquela época se perdeu (e não se perdeu grande coisa).
Havia um cronista em Manaus chamado Afonso de Carvalho. Ele talvez foi o
melhor prosador da literatura amazonense. Só publicou crônicas. Eu
tenho vontade de pedir um dia para o dono do maior jornal de Manaus (que
por sinal é seu parente), o matutino A crítica, onde Afonso publicou a
maioria de suas crônicas para que o republique. Hoje ninguém o conhece.
Nenhuma história da literatura. Nem mesmo os professores de "literatura
amazonense" da Universidade do Amazonas (matéria que existia mesmo).
Nunca o leram! Nem ouviram falar... Eu mesmo testei, um dia. E por quê?
Porque era "apenas" um cronista (ainda que publicou seus livros de
crônica). O único lugar em que Afonso, que foi meu amigo, apesar de ter
idade para ser meu pai, pode ser lido, é no nosso blog (vou publicar,
com direito a foto, com cigarro na boca, conforme o figurino de Clark
Glabe da época). O único intelectual que o reconhece é Luiz Bacellar. O
poeta. Afonso de Carvalho publicou alguns livros. Só tenho "Vozes
azuis" e "A lua é dos pobres". Nem no livro do Arthur Engrácio ele está
(e onde estou). Engrácio também era meu amigo, embora nunca o vi. Nós
nos comunicávamos por carta. Um dia, encontrei um conto dele numa
antologia nos Estados Unidos. Ele nem sabia. Há vários escritores
brasileiros conhecidos nos EUA. Em Portland, no Oregon, visitei a maior
livraria que já vi. Tinha a dimensão de um supermercado de dois andares.
Um quarteto de cordas tocava, ao vivo. Lá comprei Galvez, do Márcio, em
inglês, para o meu amigo Christopher Schlindler, o pianista. Chris é um
poliglota. Fala a maioria das línguas, inclusive japonês. Conhece
tibetano. Fala um português quase sem acento. Sua mulher, Chrystal, se
dedica ao latim e ao grego. A casa deles é de madeira. Pintada de
vermelho. Americano tem mania de casa de madeira, antigas de cem anos.
Quando se anda no segundo andar, toda a casa soa. Estremece. O porão é
cheio de objetos e antiguidades que a Chrystal coleciona. Ela é
avaliadora dessas coisas. A imensa biblioteca fica no térreo. E o piano.
Com eles fiz, várias vezes, a deliciosa "garage sell", que é a venda de
coisas que as donas de casa americanas não querem e as vendem, na
garage, onde montam uma feira,
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