sábado, 17 de agosto de 2013

Navegação dos rios da Amazônia ganha reforço na segurança

 

O projeto cartográfico da Amazônia foi instituído com o propósito de realizar o levantamento Estratégico Integrado para a Amazônia.

9521793627_8e8c503be0Uma cerimônia militar no cais da Estação Naval do Rio Negro em Manaus, nesta quinta-feira (15), oficializou o batismo de um dos navios pioneiros no levantamento hidrográfico em águas interiores da bacia Amazônica. Trata-se do “Aviso Hidroceanográfico Fluvial Rio Negro”, uma embarcação arrojada que tem entre as funções, a atualização contínua da cartografia náutica das principais hidrovias na região, o que deve melhorar a segurança da navegação.
O evento foi presidido pelo chefe do Estado-Maior da Armada, almirante-de-esquadra Eduardo Monteiro Lopes, e participação de diversas autoridades civis e militares, entre elas, o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, do ministro da Defesa, Celso Amorim, e de representantes do Ministério da Defesa da Colômbia, que estão em Manaus discutindo parcerias entre os dois países na vigilância da fronteira.
Criado no âmbito do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), o projeto cartográfico da Amazônia foi instituído por meio da Portaria nº 07, de 09 de junho de 2005/GSI-PR, com o propósito de realizar o Levantamento Estratégico Integrado para a Amazônia, a fim de cobrir os vazios cartográfico da região. “O subprojeto Cartográfico Náutico é realizado em parceria com o Exército Brasileiro, sendo coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), subordinado ao Ministério da Defesa, responsável pelo repasse dos recurso financeiros, informou o ministro Celso Amorim.
Para o presidente do TJAM, o reforço para a segurança da navegação fluvial é oportuno. “Nós tivemos a oportunidade de entrar no navio para conhecer e ficamos impressionados com a modernidade e os recursos que ele oferece. O melhor de tudo é saber que quem utiliza os rios da nossa região, seja para transporte de passageiros ou de carga, vai poder ter mais segurança na hora de se deslocar por essa imensidão de água doce”, frisou o desembargador.
 

Nenhum comentário: