terça-feira, 13 de agosto de 2013

Pablo Cid (Moacyr Rosas, 1918-1998) As amazonas amerígenas 10


Pablo Cid (Moacyr Rosas, 1918-1998) As amazonas amerígenas 10


O talismã em questão é uma variedade de jade —.a sagrada pedra dos chinos, que Confúcio venerava como símbolo da virtude, O mito ameríndio é algo pitoresco.
Eis como J. Barbosa Rodrigues, em seu “Muiraicytã”, resumiu a fascinante lenda:
“Diz-se que outrora no lago Yacyuaruá (Yacy: lua; ~uaruá: espelho; o espelho da lua) reuniam-se as amazonas em certa época do ano, em determinada fase da lua, depois de dia de expiação faziam uma festa dedicada à lua e à mãe do muirakitã, que no fundo do lago habitava. Finda a festa, quando as águas estavam límpidas e nelas, como em um espêlho, a lua se refletia, tôdas as amazonas se lançavam no lago e iam ao fundo receber das mãos da mãe do muirakitã os mesmos, com as formas que desejavam. Saíam moles, mas em contacto com o ar endureciam. E esculpiam como desejavam.

Êste amuleto tem um tamanho padrão e nunca se viu, pelo menos que eu saiba, um que fuja a pouco mais ou menos de dois centímetros de comprido por um de grossura, e trazendo sempre em relêvo a escultura de um. animal da selva amazônica, que pode ser uma rã com suas. elásticas pernas encolhidas, veado em fogosa carreira, tartaruga em sonolento repouso, onça, jacaré, e outros bichos de nossa quase insuperável fauna.
Estranho, verdadeiramente inexplicável é o desenho de uma pedra que ainda deve dormir no famoso museu do Sumo Pontífice Benedito XIV, em Bolonha, representando uma perfeita cabeço de poldro. Ora, o caso é realmente de admirar, pois, como sabemos, tais herbívoros foram introduzidos nestes pagos sul-americanos por seus intrépidos colonizadores. O professor Water Spalding, num estudo moderno de demorada investigação sôbre a “Origem do cavalo atual”, na América, no Brasil, refutando alguns autores que querem comprovar existências de eqüinos na América, estribados em vocábulos de que os naturais se servem para denominar aquêle quadrúpede, argumenta:
“Isso, portanto, não prova reminiscência do Equus na América e tanto mais que entre várias tribos andinas, como brasileiras de Mato Grosso e do Amazonas, não há palavra que designe, ainda modernamente, o cavalo; entretanto, onde cêdo se fêz sentir a influência européia, o cavalo surgiu e, com êle, a designação indígena, adaptada”.

Heriarte acrescenta: “contas redondas e compridas,. vasos para beber, assentos, pássaros”, e o mais já citado.
“Saiam moles, mas em contacto com o ar endureciam”. A propósito desta frase, diremos que, em sua Histoire Naturelle, Mineraux Du Jade, Buffon afirma que a pedra das mulheres guerreiras do Norte da América do Sul não é um produto imediato e simples da Natureza. A Amazonenstein cuja dureza está entre o quartzo e a.mica, sofre, preliminarmente, o lavor de escultura e levada em seguida ao fogo. Só assim se explica a sua elevada dureza a ponto de não sofrer na superfície os atritos da lima e, unicamente, deixar-se riscar pelo diamante. Omalius supunha-a da hierarquia das sílicas e classificou-a de feldspato compacto. O glorioso Humboldt não lhe aceitou a classificação como uma variedade de jade e nem como sendo feldspato compacto, mas simplesmente feldspato. Num mais recente estudo, O. Derville encontrou neste minério ora estudado: nefrite, jadeite, yete,. esteatite e quartzo.



Nenhum comentário: