sábado, 24 de agosto de 2013

OS PRIMEIROS DIAS DO BRASIL


HISTÓRIA DO BRASIL DE AFRANIO PEIXOTO


OS PRIMEIROS DIAS DO BRASIL
3.ª feira, 21 de abril — Sinais de terra: algas (botelho, rabo de asno); aves (fura buchos).
4.ª feira, 22 de abril — Avista-se o Monte Pascoal e a Terra de Vera Cruz.
5.ª feira, 23 de abril — A armada fundeia, a meia légua da foz de um rio (rio Cahy). Nicolau Coelho, mandado à terra, não desembarca mas entra em relações com os selvagens na praia.
6.º feira, 24 de abril — A armada levanta ferros pela manhã e à tarde fundeia dez léguas ao norte, numa angra onde há um ilhéu. O piloto Afonso Lopes conduz à Capitânia dois índios que aí dormem.
Sábado 25 de abril — A armada penetra na baía de Santa Cruz, que chamaram Porto Seguro, fundeando na enseada. Vão à terra Nicolau Coelho, Bartolomeu Dias e Vaz Caminha. É mandado também Afonso Ribeiro, degredado.
Domingo 26 de abril — Primeira Missa, no ilhéu (recife da Coroa Vermelha), sem índios.
2.ª feira, 27 de abril — Visitas e presentes aos índios.
3.ª feira, 28 de abril — Exploração da terra. Construção da cruz, junto ao rio Mutarí.
4.ª feira, 29 de abril — Descarga do navio de mantimentos, para tornar a Lisboa com a notícia. Na Sota-Capitânia dormem dois índios em lençóis.
5.ª feira, 30 de abril — Comem índios com os Navegantes.
6.ª feira, 1 de maio — Hasteada a Cruz e rezada segunda missa, no continente, à margem do rio Mutarí (Itacumarim) orando Frei Henrique.
Sábado 2 de maio — Partida da Armada (11 navios), rumo do Oriente, deixando 2 degredados, 2 grumetes, partindo, rumo norte, Gaspar de Lemos, no navio de mantimentos, esvaziado.






Nenhum comentário: