terça-feira, 27 de agosto de 2013

Morre Van Cliburn no início do ano

Morre Van Cliburn, pianista norte-americano que impressionou soviéticos na Guerra Fria

Músico estava com 78 anos e sofria de câncer nos ossos           
Van Cliburn
Reprodução / Site Oficial

por Redação
28 de Fev. de 2013                    
O consagrado pianista Van Cliburn morreu nesta quarta, 27, segundo noticiou a agência de notícias Reuters. Ele estava com 78 anos e estava em sua casa em Fort Worth, nos Estados Unidos, quando morreu em decorrência de um câncer nos ossos.

Cliburn foi um pianista de música erudita que como poucos alcançou popularidade no século passado. Norte-americano, ele venceu com apenas 23 anos a Competição Internacional Tchaikovsky de Piano em Moscou em 1958 – em plena Guerra Fria. Foi recebido com louvor em seu retorno aos Estados Unidos e estampou a capa da revista Time.
Colecionou prêmios durante sua extensa carreira e impressionou grandes públicos com concertos de peças de Tchaikovsky e Rachmaninoff, entre outros inúmeros compositores. Em 2011, foi homenageado pelo presidente Barack Obama em cerimônia na Casa Branca.
“Ele foi o símbolo da paz para a Guerra Fria”, declarou em comunicado oficial Mary Lou Falcone, agente do músico. “Sua falta será sentida por todos que o conheciam e o admiravam, e também por inúmeras pessoas que ele nunca conheceu.”



Nenhum comentário: